A gestão financeira de fornecedores começa antes mesmo do fechamento de contrato. Isso porque é responsabilidade dos gestores financeiros a busca por parcerias que atendam às necessidades da sua empresa em todos os momentos, garantindo sustentabilidade do fluxo de caixa e evitando paralisações por falta de abastecimento.

A importância da gestão financeira de fornecedores

Quando é estabelecida uma relação de parceria entre sua empresa e os fornecedores, não dá para ignorar os possíveis riscos financeiros que ela pode acarretar. Dessa forma, é essencial contar com tecnologias que ajudam a analisar constantemente a saúde financeira dos fornecedores e a manter um controle de gastos para sua empresa.

Leia também: 6 boas práticas em gestão financeira para sua empresa

Podemos dizer que a gestão financeira de fornecedores é uma forma de estreitar os laços de confiança entre ambas as partes, afinal, garante que a empresa realizará os pagamentos na data correta, devido ao controle de gastos e visualização do fluxo de caixa, e que os fornecedores disponham dos produtos e serviços necessários sempre que solicitado.

 

3 indicadores essenciais na gestão financeira de fornecedores

Para te ajudar a entender quais são as melhores formas de garantir que a relação entre sua empresa e os fornecedores seja confiável e duradoura, selecionamos alguns indicadores que o departamento financeiro precisa analisar, antes e depois do contrato, como cadastro positivo, controle das contas a pagar e controle de qualidade. Confira:

Avaliação do score dos fornecedores

O primeiro passo para uma boa gestão financeira de fornecedores é avaliar se os hábitos de pagamentos e entregas do serviço solicitado estão em dia, antes mesmo de fechar negócio com a empresa de fornecimento. Dessa forma, você evita problemas futuros de falta de abastecimento ou uma possível paralisação nas atividades do fornecedor.

Leia também: Controle de inadimplência: como o cadastro positivo pode ajudar?

Uma forma de obter essas informações e mitigar os riscos na gestão financeira de fornecedores é pelos feedbacks de outras organizações que já trabalharam com a empresa escolhida. Consulte registros nos cartórios de protestos e o cadastro positivo, a fim de acompanhar as negativações e o tempo de restauração da saúde financeira.

Pagamento de fornecedores e controle de gastos

Você não quer fechar negócio com empresas que atrasam o serviço ou tem a saúde financeira comprometida, certo? Então precisa garantir que os seus pagamentos aos fornecedores sejam sempre realizados na data correta. Para isso é necessário manter um controle seguro das contas a pagar, com atualizações em tempo real e agendamentos.

Leia também: Pix: mais controle das Contas a Pagar

Isso porque, da mesma forma que o seu departamento financeiro precisa saber que pode contar com parceiros confiáveis, os fornecedores evitam renovar contratos com empresas que têm histórico de inadimplência. Além disso, a falta de controle de gastos pode levar a atrasos no abastecimento de estoque ou continuação de um serviço essencial.

Monitoramento de qualidade

Quando se trata da gestão financeira de fornecedores, não basta que os produtos e serviços sejam entregues na data correta e que a empresa de fornecimento tenha uma boa saúde financeira. Isso porque, caso a incidência de erros e defeitos seja muito alta, seu negócio perde tempo e dinheiro correndo atrás de trocas e resolução de problemas. 

Uma boa ferramenta tecnológica é capaz de ajudar a perceber quantas vezes seus processos foram paralisados devido a um erro causado pelos fornecedores e quais danos esses atrasos causaram à sua empresa. É um indicador essencial na hora de decidir se é válido renovar o contrato ou procurar uma parceria mais adequada às suas necessidades.

Conte com o auxílio da tecnologia!

A plataforma Veragi da Accesstage traz diversos benefícios para sua empresa, devido à possibilidade de acompanhar as entradas e saídas em tempo real. Com ela, você tem a gestão com fornecedores, a fim de garantir que os resultados são equivalentes ao investimento, e controle das contas a pagar, para evitar atrasos e inadimplências.

 

 

Quer saber mais sobre os benefícios que a Veragi oferece na gestão financeira de fornecedores? Converse com nossos consultores!

Fale com um de nossos especialistas. Agende um horário!

Comentários do post Principais indicadores para a gestão financeira de fornecedores

Posts Recentes no Blog Accesstage