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Os processos de pagamento chegaram a uma encruzilhada. Uma combinação de novas empresas e tecnologias emergentes está impulsionando mudanças na forma como as empresas fazem seus pagamentos a fornecedores e os bancos respondem com inovação em seus produtos e serviços.

Para empresas que enfrentam muitos pontos problemáticos em seus pagamentos, novas soluções oferecem maneiras mais rápidas, transparentes e econômicas para a gestão de pagamentos a fornecedores. Esse é o motivo que fez muitos executivos enxergarem que é possível criar estratégicas concretas para quando e como implementar tecnologias de pagamento disruptivas.

O que levar em consideração na hora de modernizar pagamentos?

Antes de começar um processo de modernização na área financeira, a empresa precisa levar em conta quatro fatores:

  1. Educação e treinamento
    A transição para uma nova infraestrutura de pagamentos, mais moderna e automatizada, pode ser um desafio, especialmente se os sistemas e processos forem antigos. Antes de qualquer mudança, a área financeira precisa entender como a inovação pode trazer benefícios para o setor. Pesquisa feita pelo BNY Mellon divulgou que 70% dos entrevistados acreditam que os pagamentos em tempo real terão impacto substancial em sua empresa em quatro ou mais anos.

    Apesar de não ser especialista em tecnologia, a equipe financeira deve se manter informada sobre as inovações do setor e sobre como novas soluções já estão impactando outras empresas do mesmo segmento. A equipe financeira também precisa entender o funcionamento dessas novas tecnologias para apoiar a equipe encarregada de implementar e personalizar a solução para que atende às necessidades da empresa. Essa personalização envolve integração das novas soluções com os sistemas de seus parceiros bancários.
  2. Desenvolver uma estratégia de pagamentos
    Os processos de pagamentos e planejamento financeiro dependem de seu estado atual e de suas necessidades futuras. Muitas empresas optam por manter o processamento de forma manual porque as informações bancárias são difíceis de coletar e clientes e parceiros de negócio relutam em compartilhar seus dados financeiros por questões de segurança.

    Entretanto, as equipes do setor precisam questionar se uma atualização de sua infraestrutura de pagamentos realmente permite uma maior eficiência em relação à confiabilidade, segurança, facilidade de execução, custo e na troca de informações entre parceiros e instituições financeiras.

    Embora os benefícios de uma nova solução possam ser atrativos, as empresas precisam entender como outras empresas, que já implementaram as mudanças, estão aproveitando o novo cenário de pagamentos.
  3. Montar e apresentar um caso
    Uma vez que a nova solução seja escolhida, a área financeira precisa de autorização para investir e implementar a solução. Obter o OK, normalmente, requer que a área justifique o investimento e mostre os benefícios que a modernização do sistema pode gerar para a empresa, e esse benefício não é apenas financeiro.
    Analise como a nova solução de pagamentos irá entregar aos clientes opções aprimoradas de faturamento e pagamentos e quais seus benefícios. Ao mesmo tempo, é preciso mostrar como a empresa pode se beneficiar da nova solução.

    Novas plataformas de pagamento normalmente ajudam as empresas a minimizar riscos e melhoram a segurança em relação à segurança da informação, além de reduzir riscos de fraudes.
  4. Preparar a implementação
    É importante escolher os parceiros corretos para que a implementação de uma nova plataforma de pagamentos seja feita sem percalços. Trabalhar junto aos bancos e fornecedores de soluções tecnológicas durante a mudança contribui para que eles forneçam a assistência e suporte necessário para a migração. Os bancos, em particular, podem educar seus clientes corporativos sobre as novas tecnologias e como as empresas podem preparar sua infraestrutura de pagamentos para o futuro. Ao mesmo tempo, a equipe financeira, junto com a área de TI, precisa conversar com os bancos, provedores de tecnologia e colegas do setor sobre o que pode acontecer durante a migração.

Maior eficiência significa menores custos
A tecnologia afeta a forma com que as empresas lidam com um grande volume de pagamentos entre fornecedores, clientes e parceiros e isso pode ser benéfico para todos.

Um sistema de pagamentos mais rápido, mais seguro e mais rico em dados pode reduzir ineficiências operacionais e ajudar a reduzir custos, tudo ao mesmo tempo, além de impulsionar o retorno financeiro ao longo do tempo.

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