Pagamentos: Honrar os compromissos com seus credores é um dos aspectos essenciais para manter a credibilidade da sua empresa. Ocorre que quanto mais o negócio cresce, maior a quantidade de fornecedores, prestadores de serviços e colaboradores que você se relaciona e, consequentemente, maior o número de boletos que você recebe para pagar. A equipe financeira é responsável por fazer a gestão e pagamento dos boletos em dia, e mais, no valor certo. Um erro aqui gera um desconforto desnecessário com o fornecedor e perdas financeiras ao caixa da empresa.

Operações de pagamentos unificadas são garantia de agilidade

Essa atividade operacional demanda atenção minuciosa por parte do time financeiro, que precisa, além de conferir os valores, fazer manualmente as autorizações e os pagamentos dos inúmeros fornecedores em diferentes internet bankings.

Um grande atacadista, por exemplo, compra produtos de limpeza, bebidas e alimentos de inúmeras indústrias, o que ocasiona o recebimento de boletos a serem pagos em diferentes bancos. Organizar, conferir o valor do boleto com a nota fiscal, autorizar e pagar estes boletos com precisão é uma atividade diária que consome um bom tempo do time do contas a pagar. Por conta do volume e por ser feito manualmente, com o apoio de planilhas, o processo fica exposto a possíveis pagamentos incorretos.

Uma forma de minimizar os pagamentos incorretos é automatizar a operação por meio de um ambiente único que realize desde a conciliação dos boletos de fornecedores, pagamento da folha e impostos até a autorização dos pagamentos.

Uma boa solução de conciliação de pagamentos aliada ao EDI (Electronic Data Interchange) possibilita fazer a integração dos boletos de cobrança provenientes dos diferentes bancos com as notas fiscais das centenas de fornecedores de forma automática. Os valores dos boletos são validados de forma ágil e precisa pela ferramenta. O resultado é a eliminação de pagamentos incorretos, aumentando a acuracidade.

Além disso, por meio do EDI, é possível integrar todos os bancos ao sistema. Isso significa que, na prática, a solução possibilita que você direcione os boletos já conciliados para os respectivos bancos. Para obter ainda mais eficiência e tirar mais proveito da tecnologia, você pode fazer uso de recursos que permitam a autorização do pagamento automaticamente, sem necessidade de acessar cada um dos internet bankings de forma manual.

Adotar uma solução de conciliação de pagamentos que forneça um ambiente único onde você possa: conciliar os boletos de cobrança com as notas fiscais; distribuir e autorizar os pagamentos de fornecedores, impostos e folha de pagamento nos respectivos bancos; executar estas atividades de forma e automática, é sinônimo de produtividade e acuracidade no processo de pagamentos da sua empresa.

Comentários do post Pagamentos: Operações Unificadas São Garantia de Agilidade - Confira!

Posts Recentes no Blog Accesstage