A instabilidade do atual cenário macro econômico, traz consequências diretas para a situação financeira de pessoas físicas e jurídicas. Os cheques sem fundo batem recorde, atingindo a marca de 2,20% nos sete primeiros meses desse ano e a inadimplência dos consumidores é a maior dos últimos 3 anos. Quando lançamos um olhar para as corporações, a situação também é complicada, e o número de empresas com contas atrasadas por mais de 90 dias, aumentou 9,57% em julho de 2015 em relação ao mesmo mês de 2014. Você já sentiu esses reflexos no seu contas a receber?
Em uma situação assim, é necessário controlar bem de perto os cancelamentos, ausências de pagamento, e fazer uma gestão financeira e muito apurada na questão da inadimplência. Não importa o motivo (falta de planejamento do seu cliente, crédito fácil e com menos exigências ou a crise econômica), é preciso buscar alternativas que reduzam esses inadimplentes para sua empresa.
Nesse sentido, vale lembrar que, para manter seus recebimentos em dia, é importante começar sempre por negociações muito claras antes do cliente fechar o negócio. Informe todas as condições que envolvem o pagamento e evite cláusulas contratuais enormes, que não beneficiam ninguém. Adotar um processo de cobrança completo e ativo, para ajudar seu cliente a priorizar o pagamento da sua conta, também vai ajudar.
Além disso, existe uma alternativa muito eficiente, que parte da avaliação das formas de pagamento que sua empresa oferece. As compras via boleto bancário são facilmente canceladas, além de depender do pagamento no prazo, por parte do comprador. Depósitos bancários e cheques também deixam sua empresa refém da contra partida financeira na conta do emissor. Por isso, uma excelente opção para driblar a inadimplência é incentivar as transações via cartão.
Nessa modalidade, você não precisa cobrar do cliente cada pagamento, pois é realizada a cobrança direta e o serviço é automatizado, o que agiliza e traz mais segurança quanto ao recebimento da transação. Você ainda reduz os atrasos, porque se o cliente não efetuar o pagamento no prazo estabelecido, ele é responsável pelos juros ao fornecedor do crédito, e sua empresa pode solicitar a antecipação dos valores, no caso de pagamentos parcelados.
A inadimplência sempre foi “uma pedra no sapato” das empresas. Adote medidas de controle e gestão e ofereça formas de pagamento mais eficazes e seguras. Dessa forma você garante uma gestão financeira mais efetiva e ajuda a manter sua empresa competitiva no mercado, mesmo com a crise.