Carteira de Cobrança: Como Evitar Surpresas de Inadimplência? Com a desaceleração da economia, encarecimento do crédito e o avanço da inflação, as taxas de inadimplência têm crescido consideravelmente. Em números absolutos, o SPC Brasil e a CNDL estimaram no encerramento do mês de setembro de 2015, um total de 57 milhões de consumidores com o nome registrado em cadastro de devedores. Em contra partida, a regularização das dívidas em atraso no mesmo mês, cai 5,74%, registrando a oitava queda consecutiva. Nesse cenário, as empresas são diretamente afetadas e precisam encontrar meios de evitar as surpresas no caixa a cada virada de mês. Gestão de inadimplentes,  previsibilidade dos recebimentos e segurança no fluxo de caixa são cruciais. Mas como fazer? Buscando assegurar maior volume nos negócios, sua empresa oferece diversas formas de pagamento aos clientes, como cartão de crédito e débito, cheques e boletos, certo? A gestão desses recebíveis precisa ser realizada com bastante atenção e maior antecipação possível. Para facilitar o entendimento junto ao cliente, apresente sempre informações muito claras sobre as condições de pagamento, evite cláusulas contratuais enormes e garanta total entendimento do cliente antes do fechamento do negócio. Esse procedimento, ajudará na adoção de um processo de carteira de cobrança pró-ativo, possibilitando abordar seu cliente para alertá-lo sobre a pendência. Para isso, sua empresa precisa dispor de meios que permitam o acompanhamento desse processo, desde a venda até o recebimento, com acuracidade e praticidade. Considere o exemplo da gestão da carteira de cobrança de boleto. Sua empresa pode optar por uma solução que automatize a emissão de boletos e o processo de cobrança. Assim, atividades como a geração, o envio das cobranças e a gestão de carteira são realizadas de forma online, em portais que consolidam os dados de pagamentos dos seus clientes, junto aos bancos, consolidando as informações de contas a receber. Com a automação desse processo, sua empresa não fica mais “no escuro” após a emissão dos boletos. Envio, entrega, rastreamento e monitoramento de ações como pagamento, emissão de segunda via ou cancelamento, são capturadas em tempo real. A cobrança pró-ativa pode ser iniciada, por exemplo, a partir do momento da abertura do e-mail de envio do boleto, ação que pode ser facilmente monitorada por soluções especializadas em gestão de carteira de cobrança. Gestão e controle automatizados fazem toda a diferença para reduzir a  inadimplência, ajudando a posicionar sua empresa no topo da fila de pagamentos dos clientes e a minimizar a falta de recebimentos e maiores problemas de caixa. A atual situação econômica do país você não pode mudar, mas o processo da sua  empresa, sim! Continue acompanhando o blog, porque logo traremos mais informações importantes para ajudar sua empresa a buscar diferenciais competitivos nesse momento econômico tão instável. Como otimizar a gestão de vendas e financeira com cartões

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