Conectividade Financeira - Accesstage Blog

Quanto economizo automatizando a gestão financeira dos recebíveis?

Written by Nyara Arcieri | 13/6/2017 - 04:52

 

O tempo que toda a equipe precisa dedicar para obter uma gestão financeira de qualidade dos recebíveis com débito automático é uma das principais preocupações de todo gestor financeiro.

A dificuldade em acompanhar os recebimentos já efetuados e os que ainda estão programados para entrar na conta é o que faz com que o tempo dedicado para essa atividade seja elevado.

Muitas vezes a dificuldade ocorre porque não é possível (ou fácil) visualizar todas as entradas que devem (ou deveriam) acontecer em um determinado período. Um dos motivos deve-se ao atual cenário econômico do País que faz com que muitos clientes atrasem ou deixem de pagar suas faturas, e isso reflete diretamente na programação dos débitos automáticos.

Além desta questão, o fato de as empresas terem contas em diversos bancos torna necessária a entrada no sistema de cada uma destas instituições financeiras para visualizar os recebimentos programados. Motivo que pode demandar várias horas de alguns profissionais da equipe ou até mesmo um dia inteiro somente para esta função. Esta situação pode piorar muito quando a empresa trabalha com dezenas de bancos.

No entanto, é possível minimizar esses problemas ao investir em ferramentas que automatizem todo o processo de gestão financeira dos recebíveis por débito automático.

A automatização de alguns processos, como a consolidação e conciliação dos recebíveis, pode reduzir em até 30% o tempo dedicado para essa função da equipe de Contas a Receber.

Com esta redução, você (gestor financeiro) consegue destinar o tempo dos profissionais da equipe para outras atividades, incluindo projetos estratégicos que podem contribuir com o crescimento da empresa.

Imagine que em sua equipe tenham três profissionais dedicados exclusivamente para esse trabalho e que eles gastem diariamente quatro horas para concluir a gestão financeira dos recebimentos por débito automático, teremos um tempo gasto no total de 264 horas por mês apenas para essa função.

Reduzir esse tempo em 30% equivale a um total de 79 horas a menos por mês. Diminuir esse tempo em uma única atividade da equipe pode trazer muita economia financeira ou mais eficiência no setor.

Consolidação e conciliação = processos essenciais

Ao falar em consolidação, a primeira vantagem que vem a cabeça é a visão multibancos: um processo capaz de agregar dados de fontes diferentes sem a necessidade de entrar em cada página dos bancos, por exemplo.

A visão multibancos torna a gestão mais rápida e eficaz e possibilita mais flexibilidade e assertividade para toda a equipe.

Quando você investe em soluções que ofereçam um bom sistema de consolidação de recebíveis, toda a sua equipe passa a contar com:

  • Gestão diária das informações de forma detalhada;
  • Possibilidade de obter detalhes dos recebimentos por bancos ou agente arrecadador;
  • Acompanhamento de tarifas praticadas pela prestação de serviço;
  • Obtenção de dados diário e mensal que ajudam a compor o fluxo financeiro;
  • Facilidade em visualizar vários relatórios e arquivos em um único portal.

Já quando o assunto é conciliação, processo tão essencial quanto o primeiro, torna-se possível fazer a comparação entre as regras de cada cliente e os levantamentos nos extratos bancários. Este processo permite a visualização das entradas (em débito automático) efetuadas e as que deveriam constar, mas ainda não aparecem no extrato.

Ao investir em uma solução que ofereça ferramentas de conciliação, toda a equipe do Contas a Receber passa a contar com:

  • Análise de registro não conciliado por meio de pesquisa e conciliação manual;
  • Análise de registro conciliado;
  • Análise consolidada de lotes;
  • Disponibilização de relatório gerencial que inclui: “mensagens de retorno por ocorrência”, “posição consolidada de remessas e retornos”, “previsão de recebimento” e “relatório consolidado dinâmico de remessas e retornos”.

 

Clique aqui e descubra como reduzir custos no dia-a-dia de sua equipe de Contas a Receber.