Antecipar recebíveis, para o fornecedor, é uma forma interessante de melhorar o fluxo de caixa. O processo, basicamente, funciona como uma linha de crédito, um adiantamento feito por uma instituição financeira, mediante juros, sendo que a garantia pode ser um boleto bancário, duplicatas ou notas fiscais.

Apesar de muito comum, antecipar recebíveis não é o foco da empresa contratante, não faz parte do core business. Dessa forma, investir em uma solução que automatize esse processo e entregue ao próprio fornecedor ferramentas para que consulte as notas e possa, ele mesmo, antecipar o pagamento, é importante para melhorar a produtividade do Contas a Pagar.

Empresas que ainda não automatizaram o processo de antecipação de valores enfrentam alguns desafios:

  • O número de fornecedores pode chegar a milhares, dependendo do porte da empresa
  • O setor de Contas a Pagar não possui equipe específica para negociar taxas
  • Antecipar recebíveis não faz parte do negócio
  • Controlar todo o fluxo de informações de forma manual pode gerar perdas

 

Por que antecipar recebíveis


Essa necessidade pode existir por diversos fatores: pode ser utilizada quando o caixa do fornecedor está baixo ou há a necessidade de aportes. É uma linha de crédito acessível, mas que muitas vezes é esquecida pelos fornecedores e até mesmo pelas empresas âncoras.

Um dos benefícios da antecipação é que o fornecedor não está pegando dinheiro emprestado, está usando algo que já é da empresa e antecipando esse recebimento a taxas menores que outras modalidades de empréstimo.

Como a operação gera custos para a empresa, afinal vai receber menos do que cobrou, é preciso avaliar se há mesmo necessidade para fazer a operação, analisar as taxas de juros e outras tarifas que possam ser cobradas sobre o valor. Assim, é importante ter um plano financeiro bem detalhado para evitar problemas futuros aos fornecedores, afinal, de nada adianta resolver um problema hoje e causar ouro problema amanhã.

Também é preciso avaliar quais serão os valores antecipados e analisar a reputação, perfil e histórico do fornecedor, afinal, caso esse pagamento não aconteça, a empresa âncora da operação por quitar o adiantamento feito pela banco.

Vantagens:

O dinheiro é da própria empresa (fornecedor)
A empresa não está pegando dinheiro emprestado, está usando algo do próprio negócio para manter o fluxo de caixa e o capital de giro

  • Rapidez na liberação
    Normalmente, a operação de antecipação de recebíveis é rápida, ainda mais quando é feita diretamente em uma plataforma que automatiza o processo
  • Garantia
    Se feita depois de uma análise criteriosa, os riscos de inadimplência são baixos

 

Automatizar o processo de antecipação


É possível fazer a negociação de antecipação de recebíveis de forma manual. É possível, mas dependendo do fluxo de transação, não é recomendado. O funcionário vai dispender tempo que pode ser dedicado a outras tarefas. Com uma solução que automatize esse processo, além de permitir ao próprio fornecedor fazer o trabalho, também contribui para que o financeiro da empresa âncora tenha mais tempo para se dedicar à estratégia de negócios da empresa.

Enquanto em processos manuais é possível, em média fazer cerca de 30 negociações por dia, com a automatização, não há limites. Todos os fornecedores podem, por exemplo, executar transações ao mesmo tempo na plataforma, que também garante a segurança jurídica das operações.

Com a maior agilidade dos processos, o volume de transações por fornecedor tende a aumentar, da mesma forma a transparência é maior, já que a negociação é feita eletronicamente. Essa autonomia, para checar a previsão de pagamentos e status de notas fiscais, permite a criação de um canal de comunicação entre contratante e fornecedores, aumentando a confiança e melhorando o relacionamento. Toda a negociação é feita diretamente em uma plataforma, com o processo de antecipação ocorrendo em tempo real e sem burocracia.

A troca de processos obsoletos e manuais por uma ferramenta tecnológica contribui para que a área financeira consiga antecipar possíveis crises e passe a analisar o mercado para encontrar novas oportunidades de negócios. Isso é fundamental para a saúde financeira da empresa. Com o uso de uma solução de antecipação, toda transação e antecipação podem ser checados rapidamente, com mais controle e segurança.

Essa é uma das funções do Access Bill Corp, ferramenta que contribui para assegurar a eficiência operacional, automatiza a antecipação de recebíveis e ajuda a criar uma relação duradoura e de confiança entre as empresas

Comentários do post Facilite os pedidos de antecipação dos valores de notas fiscais

Posts Recentes no Blog Accesstage