Uma das maiores dúvidas dos gestores da área financeira quando buscam uma solução para automatizar a conciliação das vendas por cartão é referente à segurança dos dados, que é fundamental em seu trabalho. O post de hoje vai jogar uma luz sobre esse assunto para deixar você seguro quanto ao que precisa ser avaliado nesse quesito.
O fornecedor ideal da solução de conciliação de vendas por cartão deve buscar proteger sua empresa (e seus clientes!) para mitigar os riscos envolvidos nesse tipo de transação. Fique atento a essas questões fundamentais.
- Chargeback
Quando uma transação é realizada, mas depois não é reconhecida pela operadora por motivo de fraude, é um transtorno na gestão financeira. Então, o controle de fraudes (chargeback) é muito importante para não ter prejuízo. A solução precisa permitir que você visualize claramente quais são os valores passíveis de reembolso e quais são as perdas efetivas para mapear os problemas e elaborar ações corretivas rapidamente.
- Vazamento de dados
Assim como as lojas são protegidas fisicamente, as informações dos cartões também devem ter uma rotina de segurança e por isso, seu fornecedor de tecnologia deve deixar claro como ela funciona. É fundamental que os dados confidenciais sejam criptografados para evitar que informações como a senha do cartão sejam capturadas. Nem mesmo o time financeiro pode ter acesso ao número do cartão, data de validade e código de segurança.
- Certificação
Ser certificado por entidades que são referência no mercado é como ter um “carimbo” de excelência. Procure os “carimbos” do seu fornecedor, pois eles são a garantia da qualidade. O PCI - DSS (Payment Card Industry – Data Security Standard), por exemplo, é uma garantia incontestável, afinal, ele é o padrão de segurança elaborado pelas maiores operadoras de cartão de crédito do mundo, como Visa, Mastercard e American Express.
Para a conquista dessa certificação seu fornecedor deve seguir as sofisticadas regras de segurança. O resultado para a sua empresa é a redução drástica na exposição aos riscos citados acima e também a diminuição dos custos operacionais que envolvem a segurança dos dados, porque eles passam a ser de responsabilidade do parceiro. As vendas também tendem a ser incrementadas, pelo aumento da confiança dos clientes.
Agora, com essas informações em mente, você já pode ter tranquilidade para selecionar seu parceiro para a conciliação de vendas por cartão e conquistar a máxima performance da equipe financeira, com segurança total.
Por Nyara Arcieri
Gerente de Marketing e Growth da Accesstage
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