Você já sabe que o departamento financeiro é o coração de qualquer empresa. Por meio dele, é possível definir orçamentos, investimentos e demais planos que irão ditar as movimentações de cada setor da organização pelo próximo período de tempo. É exatamente por isso que a finança estratégica é tão importante para o crescimento organizacional.

Mas, o que é, afinal, uma finança estratégica? Para muitos, ela é a capacidade do setor financeiro de saber qual o melhor momento para investimentos, com o objetivo de aumentar a margem de negócios da empresa. Essa não é uma ideia errada, mas existem muitos outros pontos que também devem ser considerados.

 

Mas, de fato, o que é uma finança estratégica?

Finança estratégica nada mais é do que conseguir organizar e pensar o negócio a longo prazo. Parece simples - mas, para obter sucesso, é fundamental que o departamento financeiro disponha de dados, atuais e retroativos, organizados e devidamente registrados. E, aqui, não entram apenas informações internas, como os registros do fluxo de caixa, tesouraria e afins - mas, também, dados relacionados a concorrentes e fornecedores, por exemplo.

Ao traçar estratégias no presente com foco no futuro, é possível criar planos de ações e prever os momentos de escaladas do negócio, o que amplia a margem de lucro e gera mais competitividade e valor para a empresa.

LEIA MAIS: Veragi Accesstage: Soluções para uma gestão financeira estratégica

 

Atenção aos detalhes

É importante frisar que existe uma linha muito tênue entre uma finança estratégica e uma equipe sobrecarregada, que não consegue definir rotas no longo prazo.

Em 2020, por exemplo, a Gartner divulgou uma pesquisa que apontava que 56% do tempo gasto pelas empresas na definição de estratégias era literalmente perdido, já que pouco tempo depois da adoção dos planos desenvolvidos, era necessário realizar ajustes e diversos re planejamentos.

O principal motivo pela alta taxa de desperdício de tempo de planejamento estratégico foi a sobrecarga das equipes, que se viram pressionadas a atingir metas no curto prazo e demais exigências que as impediam de ter uma visão de longo prazo.

Então, antes de começar a adotar uma postura de finanças estratégicas para o seu negócio, é importante responder: você e sua equipe financeira estão prontos para pensar no longo prazo?

Como implementar a gestão estratégica

 

Organização

Uma gestão de finanças estratégicas necessita do maior número de dados, retroativos e presentes, que você puder fornecer. Portanto, é imprescindível que os documentos financeiros estejam organizados, em dia e em fácil acesso.

Para garantir a segurança no armazenamento e compartilhamento desses registros financeiros, muitas empresas apostam em ERPs.

Planejamento

Com os dados organizados e em mãos, é hora de realizar o planejamento estratégico. E aqui entra o ponto de virada: pensamento de longo prazo. Esse é o momento de estabelecer metas claras e objetivas, que visam o crescimento do setor e da empresa como um todo. Planos claros estimulam seu negócio e o levam ao caminho do crescimento e da escalabilidade de sua produção e/ou serviços. Um setor de finanças estratégico já saberá quando isso deve acontecer, e estará preparado para todas as mudanças futuras.

LEIA MAIS: Como criar uma cadeia de suprimentos mais saudável?

Rotina de Acompanhamento

É claro que todo o planejamento não se concretizará da noite para o dia - muito ao menos nos primeiros meses. Por ser um plano de longo prazo, o setor de finanças estratégicas precisa estar em constante acompanhamento do projeto e das movimentações financeiras da empresa. De modo periódico, deve-se colher dados e os observar à luz do planejamento elaborado anteriormente. Assim, é possível mensurar, com o tempo, o quanto do objetivo já foi alcançado, bem como possibilita ajustes de rota.

Constante busca por conhecimento

Da mesma forma com que é importante acompanhar o andamento do plano estratégico, é preciso que a equipe financeira acompanhe todas as novidades do setor que ocorrerem ao longo do plano. Assim, é possível realizar pequenos ajustes e atualizações do plano, a fim de mantê-lo sempre otimizado.

O uso da tecnologia

Invariavelmente, o caminho para uma equipe de finança estratégica passa pela adoção de tecnologia - assim, é possível garantir acurácia aos processos, otimizando tempo e garantindo bons resultados.

Para solucionar essa questão, a Plataforma Veragi, da Accesstage, foi desenvolvida especialmente para automatizar a rotina do departamento financeiro, fazendo com que você tenha um panorama geral de tudo o que acontece sem atraso de tempo, tomando as melhores decisões para o seu negócio. 

Em uma única interface intuitiva, você tem integradas as visualizações do contas a pagar, contas a receber e tesouraria com visão multibanco - tudo isso com a possibilidade da antecipação de recebíveis.

Facilite a atuação das suas finanças estratégicas por meio da automatização do setor com a Accesstage!

 

 

Fale com um de nossos especialistas. Agende um horário!

Comentários do post Accesstage: parceira da finança estratégica

Posts Recentes no Blog Accesstage