
O anúncio da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) sobre o fim dos boletos sem registro causou alvoroço, pois algumas empresas se viram sem saber o que fazer. E é nesse momento que muitas se perguntam se realmente estão preparadas para as mudanças.
Para evitar surpresas desagradáveis o primeiro passo é saber realmente o que vai mudar na rotina da empresa.
Entre as mudanças ganham destaque:
- Não serão mais aceitos pelos bancos boletos sem valor ou sem vencimento;
- Poderão ocorrer estornos automáticos por inconsistências;
- Os dados cadastrais do pagador deverão estar completamente preenchidos, incluindo, nome, CPF / CNPJ e endereço e devem ser transmitidos ao banco via arquivo remessa;
- Ao emitir ou alterar um boleto será preciso registrar no banco, por meio de um arquivo remessa ou home banking;
- Os boletos poderão ser pagos em toda a rede bancária, mesmo após o vencimento.
- Possibilidade de diminuição das fraudes, pois os bancos passam a ter informações dos fraudadores que já atuaram no sistema financeiro, evitando, assim, a aplicação de novos golpes.
Emitiu boletos para este ano?
De acordo com a Febraban, anualmente no Brasil são pagos cerca de 3,7 bilhões de boletos bancários. E justamente para que não exista interferência e reflexos negativos no sistema de pagamentos todos os boletos sem registro, independente do valor, continuam sendo aceitos.
No entanto, o setor bancário estabeleceu um cronograma de validação dos boletos que funcionará em ondas. Com isso, cada faixa de valor terá um prazo para se adequar as novas regras.
| Valor dos boletos | Data de início de validação | 
| Igual ou acima de R$ 50.000,00 | 10/07/2017 | 
| Igual ou acima de R$ 2.000,00 | 11/09/2017 | 
| Igual ou acima de R$ 500,00 | 09/10/2017 | 
| Igual ou acima de R$ 200,00 | 13/11/2017 | 
| Boletos de todos os valores | 11/12/2017 | 
Então, se você já emitiu vários boletos sem registro para 2017, não se desespere.
Não será necessário cancelar boletos já emitidos. No entanto, todos os boletos emitidos e programados para este ano precisam ser informados e registrados na rede bancária. O emissor do boleto deve manter contato com a Instituição Beneficiária para se adequar as novas regras.
Automatizar cobranças de boleto pode facilitar o processo
Aproveitando a fase de mudanças vale sempre repensar a forma como administramos nossos processos de cobrança. E uma das modalidades que mais trazem benefícios é o boleto eletrônico.
Este tipo de cobrança ajuda a evitar problemas como o extravio de boletos e a redução de custos com taxas de impressão do documento.
Com uma solução especializada em boletos eletrônicos é possível monitorar o status de cada boleto emitido, facilitando assim o controle de todos os dados financeiros destes recebíveis.
 
    
             
  
   
       
           
          