Conectividade Financeira - Accesstage Blog

Como escolher a ferramenta ideal para conciliação financeira?

Written by Nyara Arcieri | 24/3/2015 - 06:38

O plano de crescimento da sua empresa é ambicioso e, para suportá-lo, os processos financeiros têm que estar à altura do desafio, certo?

Neste cenário, o controle financeiro é decisivo e, por isso, é fundamental contar com uma tecnologia que traga a certeza, por exemplo, de que os recebimentos estejam corretos ou de que as taxas cobradas pelo banco sejam mesmo as que foram negociadas.

Mas como você deve avaliar um fornecedor para essa solução tecnológica? O que pode ser considerado um diferencial no mercado?

Para ajudar a resolver essas importantes questões, confira abaixo os principais diferenciais que devem ser considerados:

 

1. Gestão de divergências por modalidade de recebimento (cartão, débito automático e boleto, por exemplo)

Este recurso garante a acuracidade na gestão dos recebimentos da sua carteira de clientes. A empresa se beneficia com a redução de inadimplência e no fortalecimento da relação de transparência com seus parceiros.

 

2. Gerenciamento de todos os recebíveis

Permite centralizar a recepção das informações (boletos, notas fiscais e cartões), independente da forma de cobrança , para compor o fluxo financeiro (Floating).

 

3.   Administração de todas as taxas

Todas as tarifas praticadas pelos bancos e agentes arrecadadores são lançadas no extrato e assim, é possível verificar se os acordos estão sendo seguidos rigorosamente.

 

4.   Unificação de todos os extratos

Com o processo de comunicação com todos os bancos parceiros, um único extrato consolida todas as operações de pagamentos, transferências, aplicações e recebimentos, permitindo maior controle e agilidade nas rotinas do departamento.

 

5.   Ajuste da conciliação diretamente no sistema

Em um único portal é possível verificar os registros não conciliados automaticamente e, caso necessário, conciliar manualmente. Uma vez ajustado, o título é corrigido na base de “Conciliados OK”.

 

6.   Apresentação de relatórios analíticos e gerenciais

Esses relatórios darão suporte ao processo de conciliação e podem ser exportados para planilhas em Excel.  O objetivo é reduzir a demanda pela área de TI e consolidar os controles paralelos, facilitando sua atualização e manuseio.

 

Também é importante ressaltar os aspectos de segurança, que envolvem sua equipe de TI. A solução deve apresentar controle de níveis de acesso (com definição de aprovadores e alçadas) e chaves de criptografia para proteger os dados.

Organizar a rotina intensa e consolidar os processos do departamento financeiro reduzirá custos e melhorará muito a acuracidade das informações e eficiência da equipe, dando suporte às metas de expansão da empresa.

Seja decisivo na estratégia empresarial e impulsione seus resultados escolhendo o melhor parceiro para essa jornada.