shutterstock_709437148

A tecnologia blockchain é mais conhecida por sua função em plataformas de moedas digitais, como o Bitcoin, mas ela também pode ser extremamente útil como uma tecnologia de contabilidade digital (DLT) que registra e armazena transações em uma plataforma compartilhada. Pode ser utilizada para as transações de boletos do Contas a Pagar ou a Receber, por exemplo.

Basicamente, o blockchain consiste em uma série de blocos conectados. Cada um desses blocos contém dados relacionados a uma determinada transação. À medida que novas transações são feitas, elas são armazenadas em um novo bloco que é adicionado à cadeia. Juntos, esses blocos formam um banco de dados distribuído. Dessa forma, o blockchain funciona como um livro contábil público que registra todas as transações, que são armazenadas em milhares de computadores pelo mundo inteiro, cada um com uma cópia integral do banco de dados. Essas informações estão protegidas por criptografia, diminuindo a possibilidade de perda de dados ou acessos indevidos.

De acordo com a consultoria KPMG, o uso do blockchain na área financeira trás os seguintes benefícios:

  • Eficiência
    Como funciona com um único livro-razão, continuamente sincronizado, o uso da tecnologia elimina a necessidade de reconciliação. Pesquisa da KPMG mostra um aumento de 40% na eficiência devido ao processamento direto das informações
  • Redução de perdas e fraudes
    Como os registros são imutáveis para todos os usuários, isso melhora a precisão e segurança dos dados, reduzindo fraudes e permitindo uma melhor conformidade por meio de uma trilha de auditoria
  • Experiência do cliente
    Seu uso permite compartilhar informações com clientes e fornecedores de forma mais rápida e transparente
  • Redução de custos
    Ele permite uma liquidação mais rápida de negociações, com processamento direto, reduz custos e melhora os fluxos da área financeira

Apesar disso, o uso do blockchain, pelo menos por enquanto, não substitui os sistemas de ERP já utilizados pelas empresas.

Um novo relacionamento com clientes e fornecedores
O blockchain pode abrir caminho para que empresas, clientes e fornecedores utilizem um sistema comum para as transações, armazenamentos e registos de pagamentos, pedidos e relatórios. É um sistema altamente automatizado e que elimina etapas, além de tornar o ambiente mais seguro e confiável para todos.

Isso ainda é considerado futuro, mas o relacionamento do setor financeiro com os dados de transações financeiras criam o mundo ideal para se trabalhar com o blockchain, pois a tecnologia permite às empresas executarem transações com base em regras comerciais pré-determinadas (como automação de pagamentos), melhorando a confiança na integridade dos dados e, consequentemente, levando a decisões mais inteligentes sobre os negócios.

A tecnologia permite aos responsáveis pelos pagamentos da empresa uma melhor visualização das transações e seu compartilhamento com outros usuários que necessitem de acesso a esses dados, além de uma conciliação de pagamentos extremamente concisa . Sua implementação pode aliviar alguns desafios enfrentados pela área financeira, como o processamento de pagamentos e recebimentos e até com o aprimoramento de relatórios e análises.

No contas a pagar
O processo de pagamento pode ser complexo, com a entrada de dados provenientes de diversos departamentos da empresa e até mesmo por parte de fornecedores. Normalmente, os sistemas utilizados são distintos e não conversam entre si. Dessa forma, inconsistências nos dados podem gerar diversos problemas. Em um ambiente em que todas as transações ocorrem em tempo real, com dados consistentes e com regras estabelecidas, esses desafios são, pelo menos, minimizados.

O processo tradicional do Contas a Pagar envolve o envio de um único documento ao destinatário, que só é visível por uma parte de cada vez. O destinatário apenas poderá atualizar seus registros e, no caso, efetuar o pagamento, quando o remetente concluir esse envio.

Esse processo requer tempo, recursos e pessoal para monitorar a emissão de faturas, relacionar os pagamentos e atualizar os registros à medida que os pagamentos são feitos. Para empresas que lidam com diversos fornecedores, o tempo para registrar todas as despesas é excessivo. Esse monitoramento e manutenção dos registos pode ser concluído instantaneamente com a implementação de contratos inteligentes baseados em blockchain, em que todas as transações são feitas de forma completa na plataforma, eliminando duplicidades e erros.

Comentários

Posts recentes