A chave para digitalizar processos de pagamento é a compatibilidade. Na medida em que as empresas trabalham para digitalizar seus sistemas de pagamento, a compatibilidade continua sendo um dos maiores desafios enfrentados. Entretanto, tecnologias como a Interface de Programação de Aplicações (API) criam uma conexão segura e sem atrito entre dois sistemas, e as empresas já estão investindo nisso.

APIs em geral permitem a fácil integração de aplicativos, proporcionando experiências digitais inovadoras e agradáveis. Uma API voltada para o processamento de pagamentos integra-se aos processos digitais existentes para conectar o sistema da empresa às outras instituições. Por exemplo, ao se fazer uma ligação telefônica, ninguém pensa se a outra operadora é diferente. Simplesmente, completa a chamada. De forma semelhante, os pagamentos são enviados e recebidos em diferentes plataformas, que precisam conversar entre si e se entenderem.

A compatibilidade mudando o jogo

Já existem processos de pagamentos que fazem transações instantâneas e seguras, e isso é usado, principalmente, por consumidores. No entanto, as empresas ainda enfrentam desafios impostos por problemas de compatibilidade e os custos envolvidos em tecnologia podem atrasar um sistema de pagamentos realmente eficiente e totalmente digital. Os APIs permitem que dois sistemas se comuniquem, independentemente do hardware ou plataforma utilizada, agilizando sua adoção e resolvendo o problema.

Com usuários cada vez mais exigentes em relação à segurança, interconectados e inteligentes, as empresas voltadas para o futuro adotam uma abordagem que integre a API no desenvolvimento de seus produtos ou serviços. O “novo normal” no processamento de pagamentos implica na criação de soluções que agreguem valor ao usuário final. E as plataformas precisam encontrar o equilíbrio ideal entre o fornecimento de serviços diretamente aos clientes, seja por meio de parcerias ou pela ativação de terceiros para realizar mudanças na plataforma por meio de APIs, e a experiência do usuário.

Essencialmente, a interoperabilidade de tecnologia deve oferecer compatibilidade máxima entre sistemas.

A importância da API para plataformas de pagamento

Se serviços de pagamento mais rápidos, baratos e eficientes são uma exigência das empresas de hoje, APIs podem ajudar a oferecer soluções de pagamento personalizadas às mais diferentes necessidades da área de contas a pagar, além da possibilidade de ter acesso à ferramenta rapidamente.

A segurança e facilidade de pagamento são importantes, pois as empresas utilizam cada vez mais métodos digitais para efetuar pagamentos. Ao transformar a compatibilidade em solução – e não em um problema – as APIs ajudam a ativar soluções integradas de pagamento, que têm a oportunidade de oferecer acesso às diversas instituições em uma única plataforma.

Também permitem que dados confidenciais fluam com segurança entre os bancos e diretamente para os parceiros. Como apenas as partes autorizadas têm acesso às informações, a tecnologia entrega transparência total. Isso não apenas reduz custos, como aumenta a eficiência e a segurança das informações.

Benefícios de uma plataforma integrada de pagamento

Além de reduzir despesas operacionais e aumentar a eficiência, uma plataforma integrada de pagamentos também melhora a experiência do usuário, entre outros benefícios:

  • Gestores conseguem ter uma visão em tempo real de todas as transações para um planejamento mais preciso
  • Os pagamentos são feitos mais rapidamente em comparação com processos manuais de pagamento
  • O acesso à informação é facilitado e está totalmente integrado às plataformas de front-office e back-office

Assim, é do interesse das empresas digitalizarem seu processamento de pagamentos. De acordo com pesquisa da Harvard Review Analytic Services, cerca de metade das empresas de médio porte nos Estados Unidos já digitalizaram pelo menos 50% do valor total de seus pagamentos – e cerca de 36% já digitalizou entre 70 e 100%.

O estudo também detectou alguns obstáculos para a implementação de plataformas de pagamento, e a padronização e compatibilidade foram citadas por 35% como uma das barreiras para sua adoção, mesmo oferecendo diversos recursos que otimizam o processamento de pagamentos, como ferramentas e painéis de rastreamento de documentos sofisticados, e até ferramentas de inteligência artificial.

Em última análise, apesar dos problemas de compatibilidade, a questão que fica não é se as empresas usarão pagamentos digitais, mas quando. Bancos, portais e provedores de pagamento buscam tornar o processamento de pagamentos o mais transparente possível e superar os obstáculos que ainda existem.

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