O controle de inadimplência dos clientes é fundamental para a manutenção de um caixa saudável para qualquer empresa, exigindo uma atenção especial antes que passe a representar um problema.

De fato, o assunto é mais urgente do que nunca. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a taxa de brasileiros que não conseguem pagar as contas em dia chegou a 28,6%. O índice fica abaixo apenas de janeiro de 2010, quando chegou a 29,1%.

Uma das ferramentas que podem auxiliar no controle de inadimplência é a adoção do cadastro positivo, tanto por parte das empresas quanto de seus clientes.

Mas, como isso é possível?

 

Como o Cadastro Positivo funciona?

Em linhas gerais, o cadastro positivo funciona como um banco de dados que armazena informações da vida financeira de cada pessoa ou empresa cadastrada.

LEIA TAMBÉM: Soluções Accesstage: diminua clientes inadimplentes e facilite as negociações

Nela, é possível traçar o perfil de pagador de cada cliente. Isso é possível uma vez que todos os pagamentos e dívidas são registrados, e não apenas o que passou do prazo.

Dessa forma, o histórico de pagamento, sejam eles em dia ou em atraso, são compartilhados com birôs de crédito que geram um score para cada pagador. A conta é simples: quanto melhor pagador, maior o score. Naturalmente, um score alto se torna, então, um facilitador na hora do acesso ao crédito, por exemplo.

É válido ressaltar que apenas empresas que recebem propostas de novos clientes podem consultar as informações de pagamento de uma pessoa física - os dados são protegidos.

cta-baixar-ebookE como ele auxilia no controle da inadimplência?

Ao optar pelo cadastro positivo, as empresas podem facilmente diminuir sua exposição a riscos financeiros e melhorar a gestão de contas.

Por exemplo: quando uma pessoa solicita serviços da sua empresa, você poderá realizar a consulta do histórico de pagamentos desse futuro cliente. Assim, você já poderá saber, de antemão, se ele possui o perfil de um bom pagador ou se acumula dívidas que não consegue honrar. Isso diz muito sobre o tipo de relação que você poderá enfrentar com o novo cliente, o que auxilia na exposição ao risco - afinal, nenhuma empresa gosta de clientes inadimplentes.

Por fim, ao adotar o cadastro positivo, você acompanha os débitos de maneira centralizada e unificada, o que te dá mais controle e previsibilidade das movimentações de caixa. Assim, você ganha tempo para fazer uma boa gestão do seu fluxo financeiro, evitando situações onde a inadimplência pode se tornar um problema.

Controle de inadimplência com a Accesstage: Cadastro Positivo e muito mais

Com a Accesstage, você pode aderir ao Cadastro Positivo de maneira simples e desburocratizada. Nós conectamos você aos principais órgãos competentes de forma automatizada, economizando tempo e evitando erros humanos.

Mas, além disso, a Accesstage também possui diversas outras soluções que podem ser combinadas com o Cadastro Positivo a fim de tornar sua estratégia de controle de inadimplência ainda mais eficiente e robusta.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE: Escale seus negócios com a automação de arquivos bancários da Accesstage

Descubra os benefícios e as vantagens de adotar o Cadastro Positivo na sua empresa!

É o caso da Plataforma Veragi, que traz conectividade e automação financeira para seu contas a pagar, a receber e tesouraria. Assim, você consegue ter um controle completo do fluxo de caixa logo na primeira hora do dia. Ao lado dos benefícios do Cadastro Positivo, você também pode trabalhar lembretes pró ativos, criando uma relação saudável com clientes inadimplentes e os incentivando a realizar os pagamentos - sem atritos ou problemas para a imagem da sua empresa.

As funcionalidades da Veragi são enormes, e as possibilidades são infinitas quando aliado aos benefícios do Cadastro Positivo para empresas. Para saber mais sobre esses e outros serviços Accesstage, é só entrar em contato com um dos nossos consultores!

Vamos conversar?

Fale com um de nossos especialistas. Agende um horário!

Comentários do post Controle de inadimplência: como o cadastro positivo pode ajudar?

Posts Recentes no Blog Accesstage