shutterstock_763186900-1

Olhar para dentro. É assim que a transformação das operações de tesouraria, que apoiam o crescimento da empresa começa. Mas, olhar para fora e prestar atenção aos agentes externos. que também influenciam os processos do setor, é o passo seguinte e natural, sendo que as tecnologias disruptivas que, provavelmente, já são discutidas em reuniões estratégicas, são o agente mais influente das mudanças que virão.

A inovação da tesouraria, atualmente, repousa em quatro tecnologias emergentes, que já estão sendo aplicadas. São interfaces para aplicativos, robótica, inteligência artificial (IA) e cloud computing. Cada uma delas simplifica e automatiza processos, economizando tempo, reduzindo erros e fazendo com que a empresa embarque definitivamente na transformação digital e se modernize.

Tecnologias do futuro, hoje

Cada uma dessas tecnologias traz benefícios relacionados à automação de tesouraria e isso é crítico para que o setor mantenha-se atualizado e importante para a estratégia de negócios da empresa.

  • Application Programming Interface (API)
    A Interface de Programação de Aplicações, em português, é utilizada para integrar soluções e trabalham nos bastidores dos sistemas para oferecer uma comunicação mais fluída para o usuário final, com mais segurança e facilidade de intercâmbio de informações entre diferentes sistemas e linguagens de programação.
    Na prática, o API pode ser considerado uma “ponte” para conectar aplicações, aumentando a eficiência e acelerando o processamento de informações em tempo real. Na tesouraria, o uso de APIs pode ativar o processamento em lote de pagamentos em vários bancos e o acesso a informações recebidas para conciliação de pagamentos, por exemplo.
  • Robótica
    A automação de tarefas e processos repetitivos permite melhorar a precisão do trabalho, sincronização de dados em várias plataformas e libera os funcionários para tarefas mais estratégicas. Na tesouraria pode ajudar a automatizar o lançamento e reconciliação de pagamentos de contas a receber, entre outros processos. A robótica também vem sendo utilizada em sistemas de cash pooling manual e na identificação e preparação de exposições cambiais.
  • Inteligência artificial
    Algoritmos são usados para processar grandes quantidades de dados e, em seguida, desenvolver novas regras para automatizar processos ou corrigir problemas com base no histórico de transações e tarefas e em outros dados coletados. A IA deve causar um grande impacto na gestão de liquidez e no processamento de pagamentos, já que a tecnologia permite aprender com históricos de pagamentos e identificar possíveis fraudes e oportunidades para otimizar a tesouraria.
  • Cloud Computing
    Sistemas de computação em nuvem centralizam dados e já são muito utilizados por diversas empresas. São especialmente eficazes no gerenciamento de exposições cambiais e na previsão de caixa. As plataformas em nuvem podem abranger diversos recursos, como:

    - Software de planejamento de recursos empresariais (ERP), que suporta diversos processos financeiros
    - Estação de trabalho com sistemas de gestão que consolidam informações financeiras de várias fontes para ajudar no fluxo de caixa, contas a receber ou a pagar
    - Plataformas de negociação Forex, que podem abrir, fechar e gerenciar posições de mercado, com cotações em tempo real, feeds de notícias, ferramentas gráficas e recursos comerciais

Estratégia de gestão

Ao investir em novas tecnologias é importante entender qual o problema que se deseja resolver e concentrar-se nos benefícios que cada tecnologia pode oferecer para os processos do setor.

O primeiro passo é avaliar as lacunas operacionais críticas e quais as metas de crescimento que devem ser alcançadas. Assim é possível criar uma estratégia que inclua:

  • Analisar qual a estratégia para o futuro da empresa. Como ela deve estar em um, dois e cinco anos
  • Acompanhar novas tendências tecnológicas e entender como elas podem ajudar o negócio
  • Certificar que as novas tecnologias atendam aos protocolos de segurança e sejam acessíveis a todos os funcionários
  • Informar os gestores, regularmente, sobre o andamento da estratégia de negócios
  • Defender a equipe de tesouraria para que desempenhe um papel importante na escolha das soluções que serão implementadas no setor, não deixar a decisão unicamente nas mãos da TI

Qualquer que seja a plataforma tecnológica implementada, é importante verificar se ela é flexível o suficiente para ser integrada a qualquer outra tecnologia que esteja sendo considerada. Também é importante envolver os provedores de serviços financeiros para que contribuam na implementação dessas soluções, sem que exista prejuízo para as atividades diárias da empresa. Atuar com uma instituição que já adota novas tecnologias pode ajudar a planejar, implementar, justificar e desenvolver uma estratégia própria.

Realizar diariamente a gestão de tesouraria é de vital importância para as decisões estratégicas das empresas, especialmente quando abordamos a área de Contas a Pagar. A Accesstage tem a solução ideal para sua empresa. Fale com um dos nossos especialistas e saiba mais.

Comentários do post 4 tecnologias que estão impulsionando a transformação da tesouraria

Posts Recentes no Blog Accesstage