Automatizar processos e torná-los mais eficientes? Com planejamento e um bom mapeamento de processos é possível reduzir ao máximo o esforço operacional em atividades que podem ser repetitivas, tediosas ou que erros humanos possam ser rotineiros.

Em tempos de transformação digital, automatizar processos é parte da evolução de uma empresa. Dessa forma, é possível reduzir a burocracia, o tempo de execução de uma tarefa, remanejar recursos para atividades mais estratégicas e eliminar papeis e e-mails. Mesmo em processos mais complexos, como os da área financeira, a otimização da produtividade e eliminação de erros manuais compensam qualquer investimento.

Esses processos podem ser melhorados da seguinte forma:

  • Automatizar solicitações
    É possível automatizar diversos processos de solicitações feitas para o departamento financeiro e assim diminuir o fluxo de e-mails e ligações para tirar dúvidas.
  • Melhorar a comunicação
    Com a automatização e padronização de processos, possíveis ruídos entre o departamento financeiro, fornecedores e outras áreas da empresa são minimizados. Dessa forma, a tarefa chega ao funcionário responsável por ela e é executada dentro de um determinado prazo ou é realizada diretamente por uma solução tecnológica
  • Integração de sistemas
    É importante integrar os processos aos sistemas já utilizados pela empresa ou adquirir soluções prontas que já contem com essa integração.

Automatizar o processo de antecipação
Grandes empresas chegam a possuir milhares de fornecedores. Uma negociação manual com cada um deles pode ser inviável, para não dizer hercúlea. Para ajudar, normalmente, o setor de Contas a Pagar é enxuto, deixando ainda mais complicado o processo, tornando-o mais trabalhoso e com custos ainda mais altos.

Dessa forma, investir em uma solução que automatize o processo de antecipação de notas fiscais e negociação com fornecedores passa a ser a saída natural para evitar gargalos que prejudiquem a produtividade do setor financeiro.

Mas se isso não for suficiente para que se decida pelo investimento, outros motivos podem ser levantados:

  • Integração
    Como foi dito anteriormente, é ideal integrar processos com soluções utilizadas pela empresa, como o ERP, e outros, e consequentemente, evitar lançamentos manuais, duplicados ou com datas e valores errados.
  • Segurança Jurídica
    A plataforma de negociação ideal é aquela que contempla as normas de segurança de dados, como a LGPD, tornando a operação mais segura
  • Escalabilidade
    Como a negociação é feita “dentro” da plataforma, isso elimina o uso de telefone e e-mails para a troca de informações, garantindo velocidade e segurança para as negociações e atendimento.
  • Conversão
    A automatização traz, naturalmente, um aumento do volume de transações por fornecedor e, também, um maior volume de antecipações
  • Visão em tempo real
    Algumas métricas são visualizadas em tempo real, como o volume financeiro negociado, média de desconto, número de fornecedores que fizeram a antecipação
  • Transparência
    A automatização deixa as transações mais transparentes e confiáveis, melhorando o relacionamento entre a empresa e fornecedor
  • Custos
    Com a plataforma de antecipação, as empresas conseguem reduzir custos por cada nota antecipada

Antecipação de recebíveis

Ao trabalhar com uma plataforma de antecipação de recebíveis, a empresa entrega aos fornecedores uma maior autonomia para checar os pagamentos e encontrar taxas competitivas para antecipar os recebíveis. Esse novo canal de comunicação elimina o trabalho operacional das equipes envolvidas com a negociação e libera os funcionários para que se dediquem a tarefas mais estratégicas.

O relacionamento entre empresas e fornecedores precisa de uma comunicação sem burocracia. Por intermédio de um portal, o fornecedor acompanha e conversa com a empresa, referenciando a própria nota fiscal e isso permite uma redução de cerca de 50% no tempo de atendimento aos fornecedores.

Além disso, o próprio fornecedor consegue antecipar um crédito e pode receber o valor com condições especiais oferecidas por uma das instituições financeiras com que a empresa mantém relacionamento. Dessa forma, é possível contribuir para que o fornecedor melhore seu fluxo de caixa.

Como a negociação é feita diretamente pela plataforma, todo o processo ocorre em tempo real e de forma totalmente transparente, além de ser possível o acesso a qualquer hora do dia, por um único portal e com alta flexibilidade na parametrização dos juros, taxas, limites e prazos.

Com a negociação de antecipação de recebíveis e o relacionamento com fornecedores automatizados, a gestão do Contas a Pagar é otimizada e mais produtiva, com uma participação maior na estratégia de negócios da empresa.

Quer conhecer mais sobre a solução Access Bill Corp? Converse com um dos nossos especialistas.

Comentários do post Benefícios de automatizar o relacionamento financeiro com fornecedores

Posts Recentes no Blog Accesstage