Com o cenário de dúvidas do Brasil pós-crise, as incertezas sobre o mercado são muitas. Os gestores têm dificuldades em optar por qual caminho seguir ou onde focar seus esforços e as ações estratégicas de seus times e equipes.
O problema de um mercado de incertezas é que não se pode ficar de braços cruzados esperando que tudo se resolva, não é mesmo? É preciso que as ações e operações das empresas continuem rodando, independente do cenário.
Certamente essa dor ou esse sentimento fazem parte de sua rotina, mas fique tranquilo, pois, você não está sozinho! Constantemente implementamos soluções e hoje apresentaremos o case de sucesso em um cliente, o projeto foi completamente focado em conectividade, centralizando todas as análises e dados em uma única plataforma escalável, inteligente e altamente eficaz.
Nosso cliente conseguia facilmente visualizar em seu sistema e nos relatórios emitidos quais eram os valores a serem recebidos, as datas em que os valores estariam disponíveis em suas contas correntes e quanto seria repassado por cada adquirente de cartão de crédito em cada data.
Falando assim, tudo parecia muito eficaz e inteligente, não é mesmo? Mas a história é um pouco mais longa do que essa. As projeções dos relatórios precisavam ser confirmadas pelas equipes do departamento 'Contas a Receber' diariamente. Cada relatório precisava ser analisado e checado com o extrato dos bancos, cada um em um 'internet banking' diferente, com senhas e tokens distintos.
Os valores não recebidos eram sinalizados para a equipe de cobranças, que fazia então uma série de contatos via e-mail, SMS e telefonemas lembrando o cliente sobre o pagamento não realizado e então novos boletos eram gerados para que o cliente fizesse o pagamento.
Além disso, os valores recebidos pelo nosso cliente da fonte de cartões, com os diferentes adquirentes, não eram checados. Não havia tempo e equipe disponível para analisar se as taxas acordadas previamente estavam sendo, de fato, praticadas.
O setor de 'Contas a Receber' ficou muito mais eficiente com nossas soluções! Implementamos a Plataforma VERAGI, que permitiu que todos os dados bancários fossem centralizados em uma única tela, sem a necessidade de acessar vários portais bancários. A VERAGI também melhorou o gerenciamento dos recebíveis com cartões de crédito e débito, agora é possível identificar se as taxas praticadas estão corretas fazendo uma conciliação em tempo real.
As cobranças ganharam mais robustez e os e-mails e lembretes de cobranças, permitem que o próprio cliente 'devedor' negocie valores em aberto e faça o pagamento desses valores com cartões ou PIX, sem a necessidade da interação com o time de 'Contas a Pagar' de nosso cliente.
Grande parte do tempo do 'Contas a Pagar' de nosso cliente era utilizado falando com os fornecedores e prestadores de serviços. As ligações e os e-mails apesar de muitos, tinham basicamente o mesmo motivo: perguntar se a nota fiscal e o boleto foram recebidos e em alguns casos perguntar se seria possível antecipar o pagamento o de uma fatura ou outra.
Todos sabemos que o relacionamento com os fornecedores é tão importante quanto o relacionamento com os clientes para a saúde de uma empresa. Com o módulo 'Crédito e Contas a Pagar' da VERAGI, nós conseguimos reduzir 70% das tarefas manuais e atendimento a fornecedores do departamento de nosso cliente.
Os fornecedores agora podem checar diretamente no portal de nosso cliente se boleto, fatura e nota fiscal foram recebidos e aceitos. O fornecedor pode também, verificar se a antecipação de valores é possível e quais seriam as taxas para tal, tudo de forma automatizada e eletrônica.
A Tesouraria de nosso cliente recebeu ainda mais eficiência para o controle dos recursos financeiros e gestão das contas correntes (inclusive de filiais com diferentes CNPJs) em bancos distintos. Agora, é possível visualizar em um único local os saldos e extratos, de maneira consolidada ou analítica com apenas alguns cliques.
Além da aplicação de diferentes filtros para selecionar apenas as operações que precisam e desejam que sejam vistas, isso trouxe uma gestão completa: incluindo tarifas bancárias, totalização de débitos e créditos diários além de alertas e sinalizações de contas com saldos negativos naquele dia.
Nosso cliente agora conta com a possibilidade de olhar todo o cenário financeiro e tomar as melhores decisões para o seu negócio. Tudo de forma automatizada e em um único portal. Como dissemos, ficar de braços cruzados esperando o desenrolar do mercado não é uma opção! Descruze os braços e traga mais conectividade para as finanças de sua empresa, clique no botão abaixo e fale com um especialista agora mesmo!