Com a automação de contas a pagar, o setor financeiro conta com as ferramentas necessárias para pagar contas empresariais em dia e evitar multas por atraso.
Você já parou para pensar em quanto dinheiro uma empresa perde anualmente com multas e juros pagos aos bancos, devido aos atrasos no contas a pagar? O resultado disso é um grande impacto no fluxo de caixa e também no desenvolvimento do negócio, afinal, esse valor poderia ser reinvestido, a fim de apostar em melhorias nos processos.
Quer saber como isso funciona? A Accesstage explica!
Quando o setor financeiro não conta com auxílio de uma ferramenta de automação de contas a pagar, é possível que alguns boletos acabem esquecidos, às vezes por muito tempo após a data de vencimento. Geralmente, os prestadores de serviço cobram o valor da dívida, mas com o acréscimo das multas por atraso.
Mas quando a empresa conta com as tecnologias disponíveis no mercado, pagar contas empresariais se torna um processo muito menos burocrático e, portanto, menos passível de erros humanos. Isso se deve, principalmente, aos 3 fatores a seguir:
Com a automação de contas a pagar, o setor financeiro precisa inserir os dados de pagamentos frequentes uma única vez, já que é possível agendar para que sejam realizados automaticamente na periodicidade correta. Dessa forma, otimiza o tempo dos gestores e evita que algum pagamento atrase por distração ou sobrecarga do colaborador.
Leia também: Tenha um time financeiro mais estratégico e menos operacional
Quando as tarefas operacionais dos gestores financeiros são reduzidas, sendo necessário apenas lembrar de realizar os pagamentos esporádicos manualmente, é muito mais fácil pagar contas empresariais no prazo e evitar que parte dos lucros seja revertida em pagamentos de multas, além de evitar que a reputação da empresa seja afetada.
Os atrasos e inadimplências também podem ser causados por falta de visibilidade no fluxo de caixa, afinal, a incerteza orçamentária leva os gestores financeiros a pagar contas empresariais mais urgentes e essenciais, deixando de lado os boletos que consideram ter menos importância. Porém, estes também geram multas.
Com uma ferramenta de automação de contas a pagar, que permite visualizar o fluxo de caixa em tempo real, os gestores têm muito mais controle do dinheiro que pode ser gasto naquele período, evitando que a empresa fique em dívida com bancos e fornecedores, mesmo que por um curto período.
Tudo bem, pode ser que sua empresa saiba exatamente quanto pode gastar durante um período específico e tenha total controle dos pagamentos frequentes, mas isso não impede que os pagamentos eventuais sejam esquecidos, como o fornecimento de produtos ou serviços que não estavam nos planos iniciais.
Leia também: Como evitar o impacto financeiro causado por falhas no processamento de pagamentos?
A plataforma de automação de contas a pagar evita esses problemas através do envio de lembretes de pagamento para todas as transações realizadas, assim, garante uma boa reputação no cadastro positivo e evita que fornecedores ou birôs de crédito considerem a empresa pouco confiável, melhorando as relações empresariais.
Com a plataforma Veragi, seu departamento financeiro pode contar com todos os fatores essenciais para pagar contas empresariais em dia, afinal, entre os benefícios oferecidos, está a automação de contas a pagar. Nela, sua empresa tem a segurança e praticidade que precisa para manter a sustentabilidade no fluxo de caixa e crescer ainda mais.
Quer saber mais? Converse com nossos consultores e conheça todas as vantagens que a Accesstage oferece para sua empresa!