Conciliar e consolidar dados financeiros que envolvem bancos, operadoras de cartão, fornecedores e clientes é uma atividade importante e que demanda muito tempo do time financeiro. É comum que a sua equipe financeira gaste mais tempo na consolidação das informações do que na análise, acionando por diversas vezes o time de TI para apoiar na geração de relatórios e indicadores. Todo este esforço dificulta a disponibilização de relatórios gerenciais e a contribuição no processo decisório.

Como melhorar o controle financeiro e contribuir no processo decisório

Uma evidência prática do tempo que seu time investe nestas atividades são os controles próprios criados e mantidos em Excel. Para atualizar um único indicador gerencial em Excel são necessárias horas de trabalho e a dedicação do time de TI, não é mesmo?

Para tornar viável a produção e entrega de relatórios gerenciais, e para que seu time financeiro tenha uma visão do negócio sob inúmeras perspectivas, uma boa ferramenta de conciliação financeira é uma ótima saída.

Com recursos que facilitem a integração entre as informações recebidas dos bancos e operadoras de cartões com o seu sistema de gestão (ERP), você vai obter de forma automática relatórios que apontem as divergências entre os valores vendidos, a receber e recebidos. O resultado disso é mais velocidade e acuracidade na conciliação financeira, disponibilizando as visões para uma rápida tomada de decisão da empresa.

Um exemplo prático é o cruzamento entre as vendas feitas via cartões e os recebimentos de uma empresa de uma rede de estacionamentos, com diferentes CNPJs, adquirentes e bandeiras a serem conciliados. Ao utilizar uma solução de conciliação de vendas e conciliação financeira seu time financeiro contará com a automatização deste processo, e fará a gestão somente das exceções apresentadas no relatório de divergências.

Agora, pense na gestão do seu fluxo financeiro. Com a automação do processo de conciliação financeira e integração das informações com o ERP, você poderá atualizar com rapidez os indicadores financeiros como prazo médio de recebimento . Assim, você e sua empresa se beneficiarão com um maior controle do fluxo financeiro.A adoção de uma solução de conciliação financeira também contribuirá para você dar um foco maior no negócio principal da empresa. Com o indicadores atualizados, relatórios gerenciais e a conciliação mais ágeis e precisos, você terá informações disponíveis em tempo hábil para melhorar o controle financeiro e a gestão financeira estratégica, contribuindo de forma cada vez mais significativa na tomada de decisão.  

7 passos para escolher sua ferramenta de conciliação financeira bancária

Comentários do post Como melhorar o controle financeiro e contribuir no processo decisório

Posts Recentes no Blog Accesstage