Como garantir a entrega de todos os boletos e evitar a inadimplência

Existem variáveis externas que não podem ser controladas por uma empresa, mas causam impactos importantes no seu planejamento e nos seus resultados. Por isso, é fundamental estar bem preparado e utilizar todas as alternativas disponíveis para driblar esses imprevistos.

Como garantir a entrega de todos os boletos e evitar a inadimplência

 

Existem variáveis externas que não podem ser controladas por uma empresa, mas causam impactos importantes no seu planejamento e nos seus resultados. Por isso, é fundamental estar bem preparado e utilizar todas as alternativas disponíveis para driblar esses imprevistos.

Na Fórmula 1, por exemplo, em caso de chuva as equipes devem providenciar prontamente a troca dos pneus por modelos mais adequados. Em operações críticas, como no caso dos hospitais, na falta de energia elétrica, geradores precisam ser imediatamente acionados.

E na sua empresa, como você faz para garantir que os boletos emitidos sejam devidamente entregues e pagos de acordo com o vencimento planejado?

A greve dos Correios é um dos eventos que pode prejudicar (e muito!) o Contas a Receber da sua empresa, certo? Você já deve ter passado por uma paralisação desses servidores e certamente sentiu como essa variável externa é prejudicial, uma vez que os compradores desse período não recebem a guia e, portanto, não efetuam os pagamentos.

Outra situação corriqueira e impossível de controlar é o extravio dos boletos. Por exemplo, chega a data de vencimento de determinado documento, alguém de seu time liga para o cliente e descobre que a mercadoria foi entregue, mas o boleto, ninguém viu! Não é possível determinar se foi colocado junto à nota fiscal para entrega, se foi esquecido em sua empresa ou se foi perdido durante o transporte ou no ato do recebimento. O que se sabe é que, novamente, o pagamento não ocorre conforme o previsto, e seu fluxo de caixa é diretamente afetado.

A melhor alternativa para evitar esses percalços é o boleto eletrônico, que coloca fim nos boletos impressos. A utilização de boletos on-line  reduz seus custos e aumenta a eficiência da gestão de seu Contas a Receber. É o fim das surpresas no fechamento do mês e a possibilidade de antecipar a gestão desses recebíveis, além da garantia de rastreabilidade dos boletos emitidos por sua empresa.

Com a economia retraída, sua empresa precisa lutar ainda mais contra a inadimplência, e com a emissão de boleto eletrônico é possível fazer a gestão da carteira de cobrança de forma muito mais ágil e segura.

Com uma solução que automatize a emissão de boletos e o processo de cobrança, atividades como a geração de guias de pagamento, o envio das cobranças e a gestão de carteira são realizadas de forma on-line, em portais que consolidam os dados de pagamentos dos seus clientes e de seu Contas a Receber.

Além disso, nos dois exemplos citados, ainda seria necessária a reimpressão e emissão de segunda via desses documentos. Isso é retrabalho que, além de aumentar os custos da empresa, consome o tempo e a paciência do seu time.

Sua empresa não pode mais dedicar horas preciosas das equipes com rastreamento dos boletos e ainda ser surpreendida com um fluxo de caixa abaixo do esperado. Conte com a tecnologia, garanta entrega e recebimento com o boleto eletrônico e aumente a eficiência da sua área financeira!

Baixe o guia e saiba como automatizar a gestão de boletos  

Comentários do post GREVES, EXTRAVIO E IMPREVISTOS: COMO GARANTIR A ENTREGA DO SEU BOLETO?

Posts Recentes no Blog Accesstage