Com o aumento na quantidade de bancos com os quais sua empresa se relaciona, é perceptível o impacto direto no volume de trabalhos manuais para envio, recebimento e conferência de arquivos, o que torna os processos financeiros pouco produtivos, não é mesmo?

Para ajudar neste cenário, uma solução de VAN (Rede de Valor Agregado) destaca-se como uma super aliada do time financeiro, porque permite o controle do tráfego de dados financeiros das principais transações em um único portal. É a conectividade financeira com os bancos e fornecedores que sua empresa tanto precisa! Os benefícios desta tecnologia são inquestionáveis, mas na hora de escolher um bom fornecedor, algumas dúvidas podem aparecer.

Por isso, elaboramos uma lista prática com os tópicos que você precisa considerar ao avaliar os candidatos a parceiros de VAN para controle do tráfego de dados financeiros na sua empresa:

access_duvidas.png

#1 Quantidade de parceiros financeiros homologados

Para poder se comunicar com diversas instituições, é fundamental que a VAN tenha uma gama variada de bancos nacionais e internacionais homologados. Imagine que sua empresa tenha negócios em diferentes estados ou países e tenha uma rotina diária com os bancos regionais. Não faz sentido realizar essas operações manualmente para conseguir fazer a conciliação financeira, certo? Uma solução especializada em conectividade financeira deve estar pronta para atender todas as atividades e bancos que o departamento se relaciona, garantindo mais produtividade e acuracidade ao processo.

#2 Flexibilidade e padronização

O fornecedor ideal deve ser flexível para integrar com outras ferramentas, trabalhando em conjunto com renomadas empresas de tecnologia nacionais e internacionais, como Dell, IBM, Cisco e Oracle. Dessa forma, será possível integrar a solução de VAN para controle do tráfego de dados financeiros com as principais ferramentas do mercado com muita facilidade. Além disso, para ganhar agilidade e produtividade de verdade, estabelecer um padrão de comunicação entre as partes envolvidas é primordial, caso contrário, alguém do time de TI (Tecnologia da Informação) terá que ficar “traduzindo” cada transação para o layout do banco X,Y ou Z. O seu fornecedor de VAN deve prover a tradução dos dados financeiros para padrões estabelecidos em um único formato, o que elimina horas de trabalho para a tradução do layout de cada banco, reduzindo o custo dos processos financeiros na sua empresa.

CTA ebook Gestão do Caixa

#3 Personalização de processos financeiros

Cada projeto da empresa demanda uma análise financeira específica e para dar o suporte adequado você precisa de uma solução personalizável. Se for preciso consolidar as informações de dez bancos distintos, depois segmentar cada uma delas e, em seguida, unificar outra vez, a ferramenta deve oferecer essa possibilidade de forma bem prática e intuitiva, dispensando treinamentos e custos extras.  

#4 Escalabilidade do gerenciador financeiro

Ao avaliar o parceiro, é preciso levar em consideração a escalabilidade da solução. Por exemplo, hoje você conta com uma pessoa só para entrar no site dos bancos e processar os dados. Amanhã, sua empresa cresce e passa a trabalhar com mais bancos ainda, e você vai precisar de novas contratações para fazer a conciliação financeira. Já com a VAN, isso não será necessário, pois a solução deve ser preparada técnica e funcionalmente para atender o aumento no volume de bancos parceiros e transações financeiras, sem exigir mais profissionais dedicados. Essa é uma excelente relação de custo x benefício.

Fique atento a essas características para adotar a VAN desenvolvida por um fornecedor especializado no mercado financeiro, que poderá oferecer muito mais produtividade para a conciliação financeira da sua empresa, em um canal único de comunicação com seus parceiros. Com a solução ideal, você tem menos burocracia e mais agilidade para toda a cadeia financeira!

Conheça a Veragi da Accesstage! 

Agora que você já sabe tudo o que deve buscar ao escolher uma VAN, que tal conhecer a Veragi da Accesstage? Com nossa plataforma você tomará melhores decisões e acompanhará todas as frentes e ações de seu departamento financeiro em um único painel. Clique aqui para conhecer a Veragi.

Fale com um de nossos especialistas. Agende um horário!

Comentários do post Dúvidas comuns ao escolher uma VAN para controle de dados financeiros

Posts Recentes no Blog Accesstage