O plano de crescimento da sua empresa é ambicioso e, para suportá-lo, os processos financeiros têm que estar à altura do desafio, certo?

Neste cenário, o controle financeiro é decisivo e, por isso, é fundamental contar com uma tecnologia que traga a certeza, por exemplo, de que os recebimentos estejam corretos ou de que as taxas cobradas pelo banco sejam mesmo as que foram negociadas.

Como escolher a ferramenta ideal para conciliações financeiras?

Mas como você deve avaliar um fornecedor para essa solução tecnológica? O que pode ser considerado um diferencial no mercado?

Para ajudar a resolver essas importantes questões, confira abaixo os principais diferenciais que devem ser considerados:

 

1. Gestão de divergências por modalidade de recebimento (cartão, débito automático e boleto, por exemplo)

Este recurso garante a acuracidade na gestão dos recebimentos da sua carteira de clientes. A empresa se beneficia com a redução de inadimplência e no fortalecimento da relação de transparência com seus parceiros.

 

2. Gerenciamento de todos os recebíveis

Permite centralizar a recepção das informações (boletos, notas fiscais e cartões), independente da forma de cobrança , para compor o fluxo financeiro (Floating).

 

3.   Administração de todas as taxas

Todas as tarifas praticadas pelos bancos e agentes arrecadadores são lançadas no extrato e assim, é possível verificar se os acordos estão sendo seguidos rigorosamente.

 

4.   Unificação de todos os extratos

Com o processo de comunicação com todos os bancos parceiros, um único extrato consolida todas as operações de pagamentos, transferências, aplicações e recebimentos, permitindo maior controle e agilidade nas rotinas do departamento.

 

5.   Ajuste da conciliação diretamente no sistema

Em um único portal é possível verificar os registros não conciliados automaticamente e, caso necessário, conciliar manualmente. Uma vez ajustado, o título é corrigido na base de “Conciliados OK”.

 

6.   Apresentação de relatórios analíticos e gerenciais

Esses relatórios darão suporte ao processo de conciliação e podem ser exportados para planilhas em Excel.  O objetivo é reduzir a demanda pela área de TI e consolidar os controles paralelos, facilitando sua atualização e manuseio.

 

Também é importante ressaltar os aspectos de segurança, que envolvem sua equipe de TI. A solução deve apresentar controle de níveis de acesso (com definição de aprovadores e alçadas) e chaves de criptografia para proteger os dados.

Organizar a rotina intensa e consolidar os processos do departamento financeiro reduzirá custos e melhorará muito a acuracidade das informações e eficiência da equipe, dando suporte às metas de expansão da empresa.

Seja decisivo na estratégia empresarial e impulsione seus resultados escolhendo o melhor parceiro para essa jornada. 

Comentários do post Como escolher a ferramenta ideal para conciliação financeira?

Posts Recentes no Blog Accesstage