Pesquisa da Oracle divulgou que 80% das empresas planejam incorporar chatbots ao atendimento até 2020. Também até o próximo ano, o Gartner afirma que 85% das interações de serviços serão gerenciadas por robôs.
Chatbots, para quem ainda não os conhece, são programas de mensagens criados para simular conversas humanas por intermédio de uma interface de bate-papo em tempo real. A maioria é programada para realizar uma conversa natural com os usuários, simulando uma pessoa real.
Essa comunicação feita com uma máquina é bem vista pela maioria dos consumidores, principalmente por fornecerem uma solução rápida para um problema ou solicitação. Essa conveniência é fundamental para entender o benefício dos chatbots para empresas e consumidores.
Na área de contas a receber
A acessibilidade e as respostas imediatas dos chatbots aproximam o desejo dos clientes por uma resolução quase em tempo real de seus problemas. Na área de contas a receber isso é extremamente válido, afinal, o serviço fica disponível 24 horas por dia, permitindo a otimização de pagamentos – seja em atraso ou dentro do vencimento.
Com o suporte da inteligência artificial, os chatbots têm acesso a insights disponibilizados pela análise de dados dos clientes, com acesso direto ao seu histórico de pagamentos, permitindo, no caso de inadimplência, que negociações de dívidas sejam feitas sem a necessidade da interferência humana.
O envolvimento financeiro e o pagamento estão entre os pontos fortes dos bots, com vantagens claras para consumidores e profissionais de contas a pagar.
Mais eficiência no pagamento
Os chatbots podem ajudar os usuários a aproveitar os benefícios de velocidade e eficiência que os canais digitais oferecem, em comparação com fontes de pagamento tradicionais. Por exemplo, um consumidor usa o Facebook Messenger para solicitar o pagamento de uma conta usando meios de pagamentos existentes. O chatbot segue os comandos do cliente para concluir o pagamento em tempo integral.
Esse exemplo mostra como o bot torna o pagamento online muito mais rápido e fácil. Não é mais necessário lembrar senhas para fazer login em um portal de pagamento; ou pegar um número de conta ou outra informação de identificação. O pagamento ocorre de forma rápida e fácil a partir dos pontos de contato já utilizados no dia a dia.
Para as empresas de processamento de pagamento, os bots de pagamento reduzem o tempo necessário para aceitar, conciliar e lançar fundos, enquanto, para os consumidores, o processo de pagamento é mais rápido, simples e intuitivo.
Suporte de cobrança mais ágil
Avanços na IA conversacional e no aprendizado de máquina permitem que o bot alcance alto grau de satisfação de atendimento ao cliente. Como os clientes priorizam respostas rápidas às suas solicitações, isso permite suporte e serviços que, de outra forma, estariam disponíveis apenas em horário comercial. Com isso, os benefícios de seu uso estão relacionados às tarefas de gerenciamento de contas a receber.
Mesmo bots usados apenas para gerenciar processos rotineiros de cobrança – verificar datas de vencimento, entregar lembretes, aceitar pagamentos – causam um grande impacto nos níveis de serviço e, até, nos níveis de inadimplência. Por facilitarem o processo de pagamento, os chatbots podem aumentar o alcance do setor de contas a receber, reduzir gargalos e liberar a equipe para outras tarefas.
O uso do chatbot no setor de contas a receber oferece versatilidade e conveniência ao serviço, eficiência na análise de dados, maior uso das habilidades e do tempo dos funcionários, além de deixar o cliente menos desconfortável. Ao reduzir o volume de interações realizadas por humanos, isso contribui para solucionar problemas mais simples e qualifica os serviços mais complexos, aqueles que exigem uma atenção especial.
Por que usar?
Os chatbots de cobrança de dívidas são capazes de coletar informações fornecidas pelo inadimplente e entender as razões que levaram ao não pagamento, aumentando a possibilidade de conciliação. Clientes inadimplentes tendem a não querer falar sobre suas dívidas com outras pessoas e não respondem às mensagens ou chamadas de cobrança. Saber que está lidando com um robô faz com que ele se sinta menos pressionado.
Os chatbots também permitem o acionamento automático de lembretes de pagamento e avisos de débito. Isso pode ser feito por intermédio de SMS, apps de mensagens, mensagens de voz, e-mails e notificações em um aplicativo específico.
Atender às expectativas de faturamento e pagamento é proporcionar uma experiência mais simples e amigável. Com o crescente uso de smartphones, aplicativos de mensagens e assistentes virtuais, os chatbots são uma opção natural para empresas que querem melhorar o relacionamento entre o setor de contas a receber e seus clientes, além de aumentar a conveniência e a capacidade de resposta na aceitação de pagamentos.
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