Boletos: "Não recebemos o boleto bancário, por este motivo não programamos o pagamento. Você pode, por favor, nos reenviar o boleto para providenciarmos o pagamento?". Certamente você já ouviu esta resposta ao entrar em contato com um cliente para saber sobre uma pendência financeira, não é mesmo? Esta situação é comum quando o seu processo de cobrança consiste em gerar o documento com as informações para pagamento, imprimir e despachá-lo via postagem física para o cliente. O envio do documento em papel corre riscos de extravios e falhas na entrega, resultando no não pagamento por parte do seu cliente.
Normalmente, você só percebe se ocorreu uma falha neste processo, quando sente falta do crédito em sua conta na data programada. O impacto do atraso no recebimento é potencializado se você conta com aquela quantia para saldar compromissos com vencimento na mesma data: seu fluxo de caixa fica bem comprometido! Situação preocupante, certo?
Veja o caso de uma empresa de serviços de TV a cabo, por exemplo, que conta com o recebimento das faturas das assinaturas no início do mês. É por meio desta receita que o pagamento dos funcionários no quinto dia útil fica garantido. Imagine se o correio entra em greve ou se uma boa quantidade dos boletos se extravia e não chega na residência dos assinantes? A consequência para a empresa prestadora do serviço, que tem um fluxo de caixa ajustado, pode ter grandes proporções.
A gestão do processo de entrega dos boletos pode ser melhorada - e muito - com a implementação de uma maneira automatizada de envio dos documentos para os clientes. Com o uso da tecnologia, você gera e envia o boleto eletrônico por email ao sacado, monitorando todo o processo: desde a visualização do email até a abertura do arquivo. O resultado é que você e sua equipe sabem de antemão se o documento foi recebido pelo cliente no prazo, sem surpresas no dia programado para o recebimento. Sem papel e intermediários no processo, o risco de extravio e fraudes é muito menor. Além do mais, toda ação que promova a redução do uso de papel é colaborativa com a sustentabilidade do planeta.
Você também tem a opção de enviar ao cliente diretamente da sua empresa, ou ainda repassar as informações dos boletos ao banco e ele faz o disparo dos emails. Com a certeza que o seu cliente recebeu o boleto, a chance da inadimplência diminui consideravelmente. Você e seu time têm mais previsibilidade do fluxo de caixa e um controle automático dos status dos recebimentos via boleto, podendo inclusive iniciar a sua régua de cobrança utilizando o portal da solução de boletos eletrônicos.
Outro ponto, é que o seu cliente pode ele mesmo gerar a 2ª via do boleto com o recálculo automático da cobrança de juros.
Voltando ao exemplo da empresa de serviços de TV a cabo, com inúmeros assinantes em sua carteira e relacionamento com muitos bancos, o ganho de produtividade na entrega dos documentos é significante! Além disso, a área financeira visualiza com antecedência os recebimentos. Mais certeza de disponibilidade para fazer o pagamento dos funcionários, certo?
Independente da quantidade de bancos que você se relacione, automatizar a emissão e entrega dos boletos por meio da tecnologia é essencial para que você tenha o total controle do processo com excelência. Você e seu time ganham agilidade e têm a certeza que o boleto chegou no lugar certo, no prazo esperado, sem dar chance para a inadimplência.
Por Nyara Arcieri
Gerente de Marketing e Growth da Accesstage
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