Black Friday: veja como preparar lojas físicas e online para o pico de demanda


Tradicional nos Estados Unidos, a Black Friday já há alguns anos se tornou uma data importante para o consumidor brasileiro, representando para o comércio online e físico uma importante oportunidade de conquistar e fidelizar clientes.

Essa data foi introduzida no Brasil em 2010, com foco, principalmente, no e-commerce. Ao longo dos anos, a Black Friday se popularizou no país, chegando a arrecadar um total de R$ 2,1 bilhões em sua última edição. A tendência é que o evento cresça ainda mais em 2018, com um aumento de 15% no faturamento, segundo estimativa da Ebit | Nielsen, que prevê um faturamento de R$ 2,43 bilhões durante a Black Friday este ano.

Mas será que os negócios estão preparados para a campanha deste ano? Diante de um cenário de pico como o de Black Friday, é fundamental garantir ao time financeiro a flexibilidade necessária para trabalhar múltiplas bandeiras de cartões de crédito e, principalmente, a capacidade de fazer a gestão do fluxo de recebimentos de maneira simples e eficiente – tanto para o comércio online quanto para o comércio físico.

No caso do comércio online, principalmente, muito mais do que descontos chamativos, os clientes buscam agilidade e eficiência no atendimento, desde a navegabilidade do site até o fechamento da compra, passando pelo sistema de pagamento. Para isso, é fundamental contar com um gateway de pagamento eficiente, que inclua diversas formas de pagamento, incluindo cartões de crédito, boleto e transferência eletrônica, e, ao mesmo tempo, ofereça à empresa um status de todas as transações realizadas de maneira simples.

Veja algumas dicas fundamentais para o varejo contar com as soluções necessárias em termos de pagamento, não apenas na Black Friday, mas em qualquer época do ano, especialmente nos próximos períodos de pico que se aproximam, como o natal:

Prepare sua gestão de vendas via cartões

Trabalhar com diferentes bandeiras de cartões de crédito e ter o controle das taxas cobradas é fundamental para ampliar o retorno de investimento na Black Friday. Nesta época, é imperativo que os negócios ofereçam experiências sem grandes obstáculos aos clientes, e as grandes filas que se formam nas lojas físicas em datas como Black Friday é um deles.

O Access Card, da Accesstage, consolida todas as informações em um portal que facilita o cruzamento com os dados das adquirentes, com acompanhamento do saldo pendente, assim como a devida liquidação dos valores a receber. A solução permite ainda o registro das vendas realizadas, via PDV no ERP, para conciliação automática, facilitando o fluxo de recebimentos e a produção de relatórios de divergências.

Tenha o conjunto certo de métodos de pagamento

Especialmente no caso do comércio eletrônico, é fundamental contar com páginas de pagamento simples e eficientes e que permitam ao cliente finalizar sua compra de maneira segura, usando os métodos de pagamento mais convenientes para ele.

Os clientes esperam poder finalizar suas compras rapidamente no online e, quando isso não acontece, o risco de perder a venda é grande. Por isso, é fundamental contar uma solução de gateway de pagamentos robusta e que inclua diversas formas de pagamento para que você não perca nenhum negócio.

O Access Pay, da Accesstage, permite que sua empresa realize negócios online com o processamento de pagamentos com cartão de crédito, boleto e transferência eletrônica, oferecendo ainda um dashboard que monitora o status de todas as transações realizadas, desde a autorização da adquirente até a confirmação de limite do cartão e a liberação da venda.

A solução da Accesstage conta ainda com transação antifraude, check-out transparente e cancelamento total da venda – que, em períodos de pico como a Black Friday, são fundamentais para dar agilidade ao negócio e evitar perdas monetárias geradas por divergências.

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