Para empresas que fazem vendas com cartão de crédito é fundamental contar com uma boa solução de conciliação de vendas, para garantir, entre outros benefícios, produtividade do time financeiro. Uma das atividades que mais rouba tempo do departamento financeiro é lidar com os diferentes formatos de informações de vendas e pagamentos adotados pelas operadoras de cartão, que acarreta em dificuldades para receber e visualizar a informação em relatórios financeiros.

Benefícios da centralização das informações de vendas via cartões

Uma empresa do setor de varejo, por exemplo, lida com um número grande de operadoras. Processar os diferentes layouts e regras de negócio específicas de cada adquirente demanda um tempo precioso do time, só para interpretar a informação recebida. Neste cenário, gerar relatórios financeiros que consolidem os dados de todas as adquirentes e do ERP (sistema de gestão empresarial) de forma manual, além de tomar muito tempo, pode ocasionar em resultados imprecisos e não confiáveis.

Em um mercado sempre em movimento e com o poder crescente do consumidor, é imperativo trabalhar com a maior quantidade possível de operadoras e bandeiras de cartão, sob pena de perder vendas. As regras de comissões, taxas e prazos de cada uma das operadoras são diferentes. Como minimizar a complexidade deste processo e se adaptar de forma ágil a tantas particularidades entre as operadoras?

A resposta é: padronizar a forma como você recebe e visualiza as informações por meio da tecnologia.

Uma boa ferramenta de consolidação de vendas com cartão deve ter recursos de exportação de dados de vendas e pagamentos que:

- Garantam a padronização dos arquivos que contém as informações de vendas e pagamentos das operadoras e adquirentes;
- Integrem todos os dados recebidos ao sistema de gestão (ERP) em uso na companhia;
- Permitam a visualização dos relatórios financeiros em um único ambiente.

Ao adotar o uso de uma ferramenta com estes recursos, sua gestão financeira dará um passo a frente em termos de excelência. Um exemplo são as empresas do setor de varejo, em que o time financeiro poderá responder com precisão e velocidade à perguntas como: "As vendas de ontem foram confirmadas pelas operadoras?" ou "Qual loja da rede tem maior índice de compras a prazo?" ou ainda "Os valores devidos foram depositados na conta de cada loja?".

Além de permitir gerar relatórios financeiros de forma rápida e em um único ambiente, sua empresa terá ganhos significativos de produtividade e eficiência e total controle financeiro.

Comentários do post Benefícios da centralização das informações de vendas via cartões

Posts Recentes no Blog Accesstage