Para garantir o controle dos recebíveis das vendas com cartão de crédito e débito, é fundamental contar com uma boa solução tecnológica para conciliação dessas informações. Existem recursos indispensáveis para as soluções que visam aumentar produtividade e acuracidade na conciliação financeira. O mercado já oferece soluções web que garantem ao seu time financeiro flexibilidade para trabalhar com diferentes bandeiras e ter o controle total das taxas cobradas. Quer saber como escolher a melhor solução para sua empresa?
Veja abaixo as 5 características fundamentais de uma excelente solução de conciliação de vendas:
Dispor de um único portal, onde seu time de Contas a Receber possa checar, de forma consolidada, os dados das vendas realizadas com os extratos das adquirentes. Assim você tem a garantia de que todas as vendas realizadas foram reconhecidas pelas operadoras, e que os pagamentos estão agendados.
Ter recursos para fazer a conciliação automática das vendas realizadas e da agenda financeira de todas as operadoras, bandeiras e estabelecimentos é fundamental na solução de conciliação de vendas certa para sua empresa. Dessa forma, sua empresa acompanha o saldo pendente a receber assim como a real liquidação dos valores previstos. Relatórios de divergências ajudam a identificar possíveis divergências, para as providências necessárias.
Atendimento flexível de diferentes bandeiras
Agregar as principais bandeiras do país, desde as maiores até as regionais, de forma ativa e flexível, é um recurso diferencial da solução. Essa flexibilidade permite que sua empresa trabalhe com as vendas de todos os seus estabelecimentos de forma consolidada. Este recurso dispensa também a necessidade de diariamente acessar os sites das operadoras para verificar, bandeira a bandeira, os totais a receber, pois o recebimento dos dados para consolidação, é realizado de forma padronizada, permitindo a conciliação de suas vendas de forma muito mais eficiente.
Acompanhamento preciso dos cancelamentos e vendas parceladas
Dispor de visões gerencial e operacional das informações conciliadas, permite a análise minuciosa das vendas canceladas e das parceladas, trazendo mais acuracidade ao fluxo de caixa da empresa. Esse acompanhamento também permite a gestão das taxas e comissões a serem pagas aos parceiros, além do controle mais eficiente de contas a receber.
Integração com o software de gestão da empresa
Uma solução especializada permite a integração das informações de vendas, contidas no ERP da empresa (sistema de gestão) com o portal para conciliação. Por meio de uma estrutura padronizada, as informações são consolidadas no portal e facilitam o cruzamento com os dados das adquirentes, acompanhamento do saldo pendente assim como a devida liquidação dos valores a receber. Dispor de formas flexíveis de registro das vendas no portal, também deve ser um dos recursos da solução ideal. Caso não exista registro das vendas realizadas, via PDV no ERP, é importante que o portal permita a inclusão dessas informações, para conciliação automática.
Escolhendo uma ferramenta que ofereça esses recursos, a conciliação de vendas será muito mais eficiente. Com a solução certa, seu time poderá se dedicar a questões mais estratégicas e sua empresa contará com mais velocidade e precisão na gestão financeira.