Para empresas que fazem vendas com cartão de crédito, débito e benefícios é fundamental contar com uma boa solução de conciliação de vendas, para garantir, entre outros benefícios, a produtividade do time financeiro. Uma das ações que mais rouba tempo do departamento financeiro é lidar com os diferentes formatos de informações adotados pelas operadoras de cartão, que acarreta em dificuldades para receber e visualizar a informação em relatórios financeiros.

Uma empresa do setor de varejo, por exemplo, lida com um número grande de operadoras. Processar os diferentes layouts e regras de negócio específicas de cada adquirente demanda um tempo precioso do time, só para interpretar a informação recebida. Neste cenário, gerar relatórios financeiros que consolidem os dados de todas as adquirentes e do ERP (sistema de gestão empresarial) de forma manual, além de tomar muito tempo, pode ocasionar em resultados imprecisos e não confiáveis.

Em um mercado sempre em movimento e com o poder crescente do consumidor, é imperativo trabalhar com a maior quantidade possível de operadoras e bandeiras de cartão, sob pena de perder vendas. As regras de comissões, taxas e prazos de cada uma das operadoras são diferentes. Como minimizar a complexidade deste processo e se adaptar de forma ágil a tantas particularidades entre as operadoras?

A resposta é: padronizar a forma como você recebe e visualiza as informações por meio da tecnologia.

Uma boa ferramenta de consolidação de vendas com cartão deve ter recursos de exportação de dados de vendas e pagamentos que:

- Garantam a padronização dos arquivos que contém as informações de vendas das operadoras;

- Integrem todos os dados recebidos ao sistema de gestão (ERP) em uso na companhia;

- Permitam a visualização dos relatórios financeiros multioperadoras em um único ambiente.

Ao adotar o uso de uma ferramenta com estes recursos, sua gestão financeira dará um passo a frente em termos de excelência. Um exemplo são as empresas do setor de varejo, em que o time financeiro poderá responder com precisão e velocidade a perguntas como: "As vendas de ontem foram confirmadas pelas operadoras?" ou "Qual loja da rede tem maior índice de compras a prazo?" ou ainda "Os valores devidos foram depositados na conta de cada loja?".

Além de permitir gerar relatórios financeiros de forma rápida e em um único ambiente, sua empresa terá ganhos significativos de produtividade e eficiência e total controle financeiro.

 

Comentários do post Visão Multioperadoras de Cartões é Indispensável na Gestão Financeira

Posts Recentes no Blog Accesstage