2289-low quality.jpg

Todo bom gestor de Contas a Receber sabe que suas decisões são extremamente importantes para o bom andamento da empresa; e a seleção do melhor meio de cobrança para seus clientes não fica para trás. Neste quesito, o boleto bancário ganha destaque.

Principalmente para os varejistas online e empresas que trabalham com serviços recorrentes, nas quais o boleto bancário é o segundo meio de pagamento mais utilizado.

Segundo uma pesquisa feita pelo SEBRAE, em parceria com E-commerce Brasil, cerca de 75% dos consumidores preferem pagar por meio do boleto bancário por causa das baixas taxas.

E são justamente os lojistas virtuais que mais ofertam a opção de boletos bancários e que terão que arcar com os custos por boleto emitido. Sendo que a metade dos títulos não é pago e, portanto, não geram receita aos vendedores. Estas empresas precisam estar atentas às mudanças decorrentes do anúncio da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) sobre o fim da utilização dos boletos sem registro.

Mas e você que sempre trabalhou com esse meio de pagamento sabe realmente o que vai mudar na sua rotina?

Fique tranquilo! O novo formato de cobrança trará algumas vantagens para você e sua empresa.

Benefícios do boleto com registro

Entre os pontos positivos da cobrança com registro está o aumento da segurança oferecida para todos os envolvidos. A nova modalidade ajuda a reduzir fraudes como o golpe de alteração do código de barras e desvio de pagamento para outra conta, que é responsável por causar sérios prejuízos aos bancos, comerciantes e consumidores.

Outra vantagem é a possibilidade de fazer a gestão da carteira, com o acompanhamento de quem pagou, o que pagou e quando efetuou o pagamento. Isso ocorre porque existe um registro bancário com dados como CPF ou CNPJ do pagador e do beneficiário, além de valor e data de vencimento. Essas mesmas informações passam a ser registradas no próprio boleto.

A cobrança com registro também proporciona uma melhor experiência com o DDA (Débito Direto Autorizado). Segundo a Febraban, todos os boletos passarão a ser elegíveis para essa modalidade de pagamento, que tem sua obrigatoriedade programada para ocorrer entre julho e dezembro de 2017.

Outra vantagem, não menos importante, que chega junto com os boletos registrados é a comodidade. Afinal, os boletos poderão ser pagos em toda a rede bancária, mesmo após o vencimento. E com isso, o consumidor não precisará mais fazer cálculos de juros e multa. O valor atualizado do boleto será feito automaticamente pelo sistema da Nova Plataforma de Cobrança, desenvolvida pela Febraban em conjunto com a rede bancária, com o objetivo de modernizar o sistema de boletos.

Entenda as principais diferenças entre os dois tipos de boletos

Boletos com registro

Boletos sem registro

Para cancelamento ou alterações das informações (como a data de vencimento) é necessário envio de arquivo de remessa ao banco.

Qualquer alteração e até o cancelamento podem ser realizados sem o conhecimento da instituição bancária.

Podem ser cobradas pelos bancos tarifas sobre as operações de registro, alteração ou cancelamento do boleto.

Normalmente o banco cobra tarifa apenas quando há o pagamento na rede bancária. Se o boleto não é pago, a empresa beneficiária não paga taxa para o banco.

O próprio banco pode imprimir e entregar o boleto ao pagador (cliente).

A impressão e entrega do boleto é responsabilidade do beneficiário (empresa.

Pode ser utilizado com DDA (Débito Direto Autorizado).

Não pode ser colocado em débito automático.

Podem ser protestados em cartório, desde que esteja associado a duplicata mercantil ou de serviço.

Não podem ser protestados, mesmo em caso de não pagamento.

 

Conheça a Accesstage - uma parceira confiável que pode te ajudar na migração dos boletos.
Fale com um de nossos especialistas. Agende um horário!

Comentários do post Quais as principais vantagens dos boletos com registro?

Posts Recentes no Blog Accesstage