Débito Automático: Você Sabe Como Controlar a Gestão?

O fornecedor ideal da solução de conciliação de vendas por cartão deve buscar proteger sua empresa (e seus clientes!) para mitigar os riscos envolvidos nesse tipo de transação. Fique atento a essas questões fundamentais.

 DÉBITO AUTOMÁTICO: VOCÊ SABE O QUE É NECESSÁRIO PARA GARANTIR E CONTROLAR A GESTÃO?

Todo bom gestor financeiro sabe que é de extrema importância escolher um método de pagamento que garanta, o máximo possível, a certeza do recebimento de seus produtos vendidos ou serviços prestados.
E um dos meios mais eficazes para este fim é o débito automático, que como já diz o nome é uma autorização concedida ao banco para que desconte um valor determinado de uma conta corrente ou poupança e repasse para outra conta. De maneira geral, nada mais é do que uma transferência programada.
 
Apesar de aumentar a certeza de recebimento, o débito automático não garante 100% o fim da inadimplência, pois sempre pode haver clientes que mudam de banco e conta ou que não apresentam saldo suficiente para quitação de seus débitos.
 
Uma das dificuldades na implantação desta modalidade de pagamento é a complexidade da operação, já que a empresa que tem interesse em cobrar seus clientes desta forma necessita fazer uma negociação com cada banco e gerenciar os processos um a um, entrando no sistema online do banco.
E, justamente, é a dedicação de tempo para entrar nos extratos dos bancos de forma separada que está entre as principais queixas informadas por empresas que utilizam essa modalidade para o recebimento de suas cobranças recorrentes.
 
Isso ocorre porque o time financeiro, que cuida das contas a receber, acaba dedicando muito tempo para concretizar essa gestão das entradas realizadas e das programadas em débito automático, justamente por não ter a visão multibancos. Ainda mais quando há a necessidade de entrar em muitos bancos para verificar os extratos, com entradas e programações.
 
Visão multibancos ajuda a vencer dificuldades na gestão dos débitos automáticos
Contar com a praticidade da visão multibancos é o combustível necessário para que o trabalho da equipe responsável pela gestão financeira ocorra de forma mais rápida e organizada.
Este tipo de visão é proposto por sistemas de consolidação de dados, que coletam e agregam dados de fontes diferentes. Ou seja, a equipe consegue agrupar informações de extratos e bancos diferentes para facilitar a visualização e gestão.
 
Além de consolidar é importante conciliar os dados para identificar possíveis erros entre os valores recebidos e os que ainda estão na programação.
 
Com essa visão torna-se possível controlar todas as entradas efetuadas e programadas em débito automático. Desta forma, seu time financeiro consegue acompanhar o saldo pendente a receber, assim como a real liquidação dos valores previstos. Além disso, relatórios de divergências ajudam a identificar possíveis erros para que sejam tomadas as providências necessárias.
Para ter acesso a essas facilidades é necessário contar com soluções que integram sistemas e unifica a comunicação das informações.
 
Acesse aqui e conheça as ferramentas que poderão ajudar você e a sua equipe para uma melhor gestão e controle de todos os pagamentos a receber.

Comentários

Posts recentes