Os telefones do time de Contas a Pagar não param de tocar. São fornecedores em busca de informações sobre os pagamentos. O pagamento já foi liberado? As mercadorias foram recebidas, está tudo “ok” para o pagamento? Tal nota fiscal não foi paga, o que houve? E assim por diante.

São inúmeras perguntas relacionadas ao pagamento de fornecedores das quais não dá pra fugir, pois são inerentes a esse processo e ao controle do contas a pagar. E quando as respostas não são fornecidas e o relacionamento fica complicado é o seu telefone - gestor financeiro - que passa a tocar sem parar!

Você pode estar pensando “Certo, se essas perguntas são indispensáveis, então telefones tocando e emails chegando para conferir a posição das Contas a Pagar é normal”. Ledo engano. A necessidade por informações e controle do Contas a Pagar existe. Mas a forma como elas são tratadas é que pode ser muito (muito!) melhor.

A informatização das empresas permite a todas às áreas de negócio que dispensem atividades manuais, lançando mão da tecnologia para aumentar a acuracidade e eficiência dos processos. E em relação ao pagamento de fornecedores não é diferente.

Você fez a organização dos pagamentos, a conciliação das contas a pagar e detém controle de pagamentos de fornecedores, funcionários e governo. Mas ainda não consegue utilizar seu time na proporção que gostaria para se dedicar a atividades estratégicas. Isso porque vivem às voltas com a troca de informações com os fornecedores. Você sabe que essa relação precisa ser saudável, então não pode deixar seus parceiros de negócio “na mão”. Então como equilibrar essa situação?

Tornando mais eficiente também a gestão e a comunicação com seus fornecedores, dispensando as tarefas manuais, e adotando uma solução tecnológica que possa oferecer um canal prático e seguro para se comunicar com eles.

Oferecer um portal de relacionamento entre a empresa e seus fornecedores, que  permita todo o acompanhamento dos pagamentos é a melhor alternativa. Sua empresa evita erros humanos como duplicidade de pagamentos ou pagamentos errados e ainda estreita o relacionamento com os parceiros.

Você e seus fornecedores podem acompanhar os fluxos de pagamento de notas fiscais, débitos, ordens de pagamento e demonstrativos de pagamentos efetivados. Além disso, com uma  ferramenta especializada, os processos são padronizados e os seus fornecedores têm acesso às informações nos mesmos formatos, o que facilita a visualização das informações e facilita a gestão da carteira.

Agora surge outra dúvida: como dispor desse portal? Será que você deve conversar com seu time de TI para implementar essa ferramenta? Ou será melhor contratar um fornecedor especializado em controle de pagamentos e gestão financeira? Descubra aqui: Soluções Financeiras: Contratar Parceiro ou Desenvolver a sua Solução?

Ao oferecer a seus fornecedores um portal único para acompanhar a situação de seus recebimentos, com acesso a dados gerenciais, operações já realizadas, status das notas fiscais e previsões de pagamentos, todo o processo é centralizado, com ganhos para ambos os lados. Com uma solução especializada, a relação é ainda mais colaborativa, com envio de lembretes para os fornecedores, próximo das datas de vencimentos dos pagamentos.

Uma solução assim, reduz o volume de trabalho operacional do seu time e estreita o relacionamento com transparência e disponibilidade. Não tem como ser melhor: sua empresa e seus fornecedores ganham! Continue acompanhando nosso blog para conhecer mais vantagens que um canal de relacionamento com seus fornecedores pode trazer!

New Call-to-action

Comentários do post Gestão de Fornecedores: Melhor controle e relação com fornecedores

Posts Recentes no Blog Accesstage